Na semana passada, o Spotify finalmente começou a liberar o tão aguardado áudio sem perdas (lossless) para seus assinantes do plano Premium, garantindo faixas com maior qualidade sonora. O recurso funciona em dispositivos Android, iOS, MacOS e Windows, mas algo pouco comentado é que a empresa também disponibilizou a novidade para soundbars da Samsung com Wi-Fi.

Áudio sem perdas do Spotify disponível em soundbars da Samsung

No comunicado sobre a novidade, o Spotify mencionou que o áudio sem perdas também está disponível em dispositivos com Spotify Connect. Para quem não conhece, o Spotify Connect é um recurso que permite transmitir áudio direto do aplicativo Spotify ou do Spotify Web para um dispositivo inteligente — e as soundbars da Samsung com Wi-Fi suportam essa ferramenta.

Áudio sem perdas do Spotify é compatível com soundbars da Samsung com Wi-Fi
Áudio sem perdas do Spotify é compatível com soundbars da Samsung com Wi-Fi

No entanto, o serviço de streaming não mencionou como o usuário poderá selecionar a opção de áudio sem perdas em soundbars, mas é provável que seja da mesma forma que em outros dispositivos, acessando "Configurações > Qualidade da mídia > Lossless". Portanto, quem tem uma soundbar da Samsung com Wi-Fi, agora pode ouvir músicas no Spotify com qualidade superior.

O que muda com o lossless no Spotify

Áudio lossless chega ao Spotify para assinantes Premium
Áudio lossless chega ao Spotify para assinantes Premium

Com a novidade, o Spotify passa a oferecer faixas em FLAC de até 24-bit/44,1 kHz, formato que garante reprodução sem perdas em relação ao arquivo original. Na prática, isso significa músicas com mais detalhes de timbre, dinâmica e clareza, sem os artefatos típicos da compressão em formatos como OGG ou AAC. A empresa recomenda ouvir via Wi-Fi ou cabos, já que o Bluetooth tradicional não transmite lossless.

Disponibilidade

Por enquanto, um total de 50 países estão sendo contemplados com a novidade nesse primeiro momento, o que inclui Austrália, Alemanha, Japão, Portugal, Suécia, Estados Unidos e Reino Unido, entre outros.

Quando a função estiver finalmente liberada, os usuários contemplados receberão uma notificação dentro do aplicativo.

Via