O Spotify permite que os usuários com o Spotify Premium baixem músicas para que possam ouvir suas músicas, álbuns, listas de reprodução ou podcasts favoritos offline. E exatamente sobre essa facilidade que vamos falar abaixo.

Se você está prestes a embarcar em uma longa viagem de trem, metrô, ônibus ou avião, ou está indo para uma área sem Wi-Fi, pode ser interessante saber como baixar suas músicas favoritas para ouvir offline.

O Spotify não permite que você baixe uma música individual. No entanto, você pode adicionar essa música a uma lista de reprodução do Spotify. E em seguida, é possível baixar essa lista de reprodução para disponibilizá-la offline. Abaixo, veja como baixar as suas músicas favoritas, e ouvir offline.

É possível baixar música tendo a conta Free do Spotify?

Créditos: M3 Mídia
Fonte: M3 Mídia

Todo o conteúdo do Spotify está disponível para streaming online para usuários gratuitos e premium. No entanto, o mesmo não acontece com os downloads.

É dito isso, pois os usuários do Spotify Premium têm uma ampla gama de opções de download para aplicativos móveis e de PC. Isso inclui poder baixar álbuns, listas de reprodução, podcasts e músicas em cinco dispositivos diferentes para ouvir offline.

Entretanto, quem tem uma conta do Spotify Free (de graça), só pode baixar podcasts e nada mais. Ou seja, não é possível baixar músicas nem listas de reprodução sem pagar pelo plano Premium.

Como baixar músicas do Spotify no celular?

Fonte: Oficina da Net
Fonte: Oficina da Net

Para baixar músicas do Spotify, selecione o álbum ou a lista de reprodução e toque na seta virada para baixo. Quando o download for concluído, você verá uma seta verde virada para baixo ao lado de cada música.

Abaixo, confira o passo a passo completo:

  1. Inicie o aplicativo Spotify no seu iPhone ou Android e faça login na sua conta Spotify Premium;
  2. Em seguida, toque em Sua biblioteca, no canto inferior direito da tela;
  3. Logo após, toque na Playlist ou álbum que pretende baixar;
  4. Na lista de reprodução ou álbum, toque no botão Transferir - a seta virada para baixo - para que a alternância fique verde. Isso baixará as músicas na lista de reprodução ou álbum. Você verá uma seta verde virada para baixo ao lado de cada música quando o download for concluído.
Como baixar músicas para ouvir offline.
Como baixar músicas para ouvir offline.

Como baixar músicas do Spotify no seu computador?

Fonte: M3 Mídia
Fonte: M3 Mídia
  1. Inicie a sessão na sua conta Premium no seu PC;
  2. Clique em Sua Biblioteca no menu do lado esquerdo;
  3. Feito isso, toque no botão de filtro Playlist ou Álbuns na parte superior;
  4. Depois de selecionar a lista de reprodução ou o álbum da sua conta, clique no botão Download - a seta virada para baixo - ao lado do grande botão verde Reproduzir. O botão ficará verde e a lista de reprodução ou álbum começará a ser baixado imediatamente;
  5. Depois de terminar de baixar suas músicas, as músicas na lista de reprodução estarão disponíveis offline. Uma seta cinza virada para baixo aparecerá no canto inferior direito da lista de reprodução baixada ou do cartão do álbum na tela Sua biblioteca.

Limites de download do Spotify para usuários Premium

Como um usuário Premium, você pode estar radiante de alegria pensando em todos os benefícios adicionais que agora você pode usar. Entretanto, existem limitações, confira a seguir:

  • Compatibilidade apenas com Spotify: Os downloads de músicas do Spotify só podem ser ouvidos no referido aplicativo. Esses downloads não são salvos no seu dispositivo, nem podem ser acessados em outros aplicativos de música. Então, se você estava esperando baixar as músicas e, em seguida, desistir de sua assinatura do Spotify, isso não funcionará, pois ambos estão exclusivamente vinculados.
  • Limites de download do Spotify: O Spotify permite downloads de até 10.000 músicas por dispositivo em 5 dispositivos no máximo. Isso significa que você pode ter 10.000 downloads exclusivos em cada um desses dispositivos. A desvantagem é que, se você baixar músicas em um 6º dispositivo, perderá os downloads no seu dispositivo usado mais antigo.
  • Requisito de login: Você pode ouvir o Spotify offline por até 30 dias. No entanto, se você ficar offline além de 30 dias, perderá o acesso aos downloads de suas músicas e precisará baixar tudo novamente. Para evitar isso, fique online pelo menos uma vez por mês ao usar o Spotify. Isso permite que os servidores do aplicativo verifiquem se seu plano de assinatura ainda está ativo.
  • Downloads vinculados ao Premium: Ouvir o conteúdo baixado no Spotify requer uma conta Premium. Portanto, se sua assinatura terminar e não for renovada, o conteúdo baixado será removido.

Como excluir músicas baixadas no Spotify?

Se você está lutando por espaço livre no seu dispositivo, você pode optar por excluir algumas de suas músicas baixadas do Spotify. O único problema é que você não pode excluir músicas individuais, apenas álbuns inteiros ou listas de reprodução.

Basta ir para a lista de reprodução ou álbum que você deseja excluir e, em seguida, selecionar a seta verde para baixo. Quando fica cinza, isso significa que esses downloads de músicas foram removidos. Esse método de exclusão também se aplica a aplicativos móveis e de desktop.

Se você tiver certeza de que deseja excluir todas as músicas baixadas em sua biblioteca, a opção "Remover todos os downloads" é uma maneira mais fácil de fazê-lo. Veja como:

  1. Abra o aplicativo do Spotify;
  2. Toque no ícone de engrenagem no canto superior direito;
  3. Role para baixo até ver Armazenamento;
  4. Em seguida, selecione Remover todos os downloads;
  5. Por fim, confirme a operação em Remover.
Como remover as músicas baixas no Spotify.
Como remover as músicas baixas no Spotify.

Infelizmente, a opção Remover todos os downloads não está disponível no aplicativo de desktop.