Foi anunciado hoje pelo Spotify diversas novidades focadas em acessibilidade para seu aplicativo nos sistemas operacionais Android e iOS. A principal funcionalidade revelada é a transcrição de podcasts, onde haverá a transcrição de certos programas de podcast exclusivos para o formato de texto. Desta forma, os usuários da plataforma poderão ter acesso ao podcast tanto no formato de áudio quanto no escrito.

A nova funcionalidade de transcrição de podcasts será útil para aqueles que desejam digitalizar o que foi dito em um trecho em específico do episódio. Outro motivo seria simplesmente porque o espectador prefere ler um podcast do que ouvi-lo. É interessante notar que o Spotify está sendo um dos primeiros grandes apps de podcast a implementar a função automática de transcrição deste tipo de conteúdo.

Transcrição de um podcast no Spotify. Fonte: Spotify
Transcrição de um podcast no Spotify. Fonte: Spotify

Quais outras novidades estão chegando?

Segundo a publicação do Spotify em seu site, a plataforma também irá realizar mudanças visuais como, por exemplo, nas cores dos botões, na formatação e tamanho do texto. A ideia por trás deste novo update é trazer mais acessibilidade para os usuários, tornar mais fácil a navegação no aplicativo para pessoas que têm alguma dificuldade de enxergar ou possua uma deficiência visual. Estas melhorias irão tornar mais fácil a leitura das páginas do app em casos em que a iluminação está ruim ou há um alto nível de reflexo da tela.

Os usuários do Spotify para iOS poderão alterar o tamanho do texto através das configurações do aplicativo. Basta ir em Configurações > Acessibilidade > Tela e tamanho do texto.

O que achou da novidade trazida pelo Spotify? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!