Já não é de hoje que muitos rumores têm circulado em torno de um suposto modelo tocador de músicas físico do Spotify. Há alguns anos atrás a empresa já tinha inclusive dado pistas de que esse produto estava sendo desenvolvido e que em algum momento seria finalmente anunciado. Pois bem, uma das maiores plataformas de streaming anunciou nesta quarta-feira (14) o Car Thing, um reprodutor de música físico que pode ser o substituto do smartphone nos carros.

Semelhante a um sistema multimídia convencional para automóveis, o Car Thing é um player dedicado para a biblioteca de músicas e podcasts do Spotify de tamanho e formato praticamente idêntico ao de um smartphone. Ele possui uma tela sensível ao toque, botões para interações predefinidas como músicas preferidas ou seção de podcasts e controle de voz equipado ao ser chamado pela hotword "Hey, Spotify", que aparentemente será integrado com a assistente virtual lançada na última semana.

Ele pode parece um simples substituto do smartphone. (Imagem: Reprodução / Spotify)
Ele pode parece um simples substituto do smartphone. (Imagem: Reprodução / Spotify)

Leia também:

Seu sistema de alimentação é intermediado por uma porta de 12 volts que pode ser conectada ao veículo, além do smartphone via Bluetooth. Ele basicamente funciona como um hub multimídia convencional e pode se conectar ao sistema de alto falantes do seu carro via Bluetooth ou com fio por uma entrada auxiliar e/ou USB. Por ser um reprodutor exclusivo para o conteúdo disponível no Spotify, o seu funcionamento depende do smartphone conectado à internet já que ele é basicamente um controlador de reprodução e exibição.

Objetivo do Car Thing

Car Thing é limitado para apenas usuários dos Estados Unidos. (Imagem: Reprodução / Spotify)
Car Thing é limitado para apenas usuários dos Estados Unidos. (Imagem: Reprodução / Spotify)

De acordo com as informações que já citamos, você pode concluir que sua utilidade é basicamente substituir um smartphone e nada mais que isso. Alguns ainda vão mais adiante e acreditam que o Spotify pretende se tornar uma concorrente no mercado de serviços de multimídia para automóveis. Em post no seu blog, a empresa deixou bem claro que esse não é o seu objetivo.

"O lançamento do Car Thing não é feito para competir com sistemas de infoentretenimento no carro. Em vez disso, é mais um passo em nossa estratégia de ubiquidade maior - criando uma experiência de áudio verdadeiramente sem atrito para nossos usuários, onde quer que estejam e como eles escolherem ouvir."

O Spotify ainda completa dizendo que "viu uma necessidade dos usuários, muitos dos quais estavam perdendo uma experiência de escuta perfeita e personalizada no carro". O Car Thing pretende oferecer "uma experiência superior independente do ano ou modelo do seu carro". É por isso que ele é gratuito e estará disponível para usuários selecionados, a fim de promover esse novo nível de experiência.

Com botões customizáveis, o seu objetivo é oferecer maior experiência ao usuário. (Imagem: Reprodução / Spotify)
Com botões customizáveis, o seu objetivo é oferecer maior experiência ao usuário. (Imagem: Reprodução / Spotify)

O Car Thing está atualmente disponível de forma limitada para apenas os EUA, e apenas convidados poderão obter o seu modelo. De acordo com a página exclusiva do produto, os usuários ficarão obrigados a pagar somente os custos de envio. O objetivo da empresa é aprender o máximo possível durante esse primeiro estágio, até quem sabe, um dia fornecer para mais usuários em outras regiões do mundo.