O Spotify está facilitando a vida de seus usuários, além do acesso rápido aos favoritos, traz sugestões de novos conteúdos com base naquilo que você ouve.

O objetivo das mudanças, segundo a empresa, é tornar "mais fácil do que nunca encontrar algo para ouvir". Agora, quando você abre o Spotify em um smartphone ou tablet, a parte superior da tela inicial exibe seis boxes mostrando seu conteúdo recente, podem ser listas de reprodução, um podcast específico ou talvez um álbum.

Abaixo dos boxes dos conteúdos frequentes ouvidos por você, o Spotify sugere novos conteúdos baseados no que você curte. Novamente, pode haver podcasts, listas de reprodução personalizadas e álbuns.

Spotify disse ainda em seu blog, que essas sugestões podem variar de acordo com o horário do dia, com a parte superior da tela inicial do aplicativo dizendo "Bom dia" ou "Boa noite" dependendo da hora.

A empresa não especifica exatamente como suas recomendações irão variar de acordo com o tempo. Spotify tem feito muitas mudanças e incluído cada vez mais podcasts nas sugestões.

Isso faz muito sentido, afinal a empresa investiu pesado adquirindo a Gimlet, Anchor e Parcast, além da mais recente aquisição da rede de podcasts de esportes e cultura pop The Ringer.

A presença dos podcasts está presente no Spotify como uma maneira de se diferenciar de outros serviços de streaming de música, que oferecem em grande parte o mesmo catálogo de músicas.

Os podcasts também podem oferecer melhores margens de lucro do que a música e o Spotify tem trabalhado na criação de anúncios direcionados e dinâmicos para indicar sua crescente lista de podcasts.

O serviço de streaming de música é conhecido por oferecer forte curadoria e descoberta de músicas, com suas listas de reprodução Discover Weekly baseadas em IA, gerando uma base de fãs ávida.

Adicionando podcasts às suas listas de sugeridos, o Spotify pode um dia ser conhecido menos de um serviço de streaming de música e mais como um aplicativo geral de descoberta de áudio.