O Spotify, serviço de streaming de música, alargou seu período de teste da versão Premium do serviço de um para três meses. Ou seja, ao se criar uma nova conta e contratar o serviço Premium, você terá três meses grátis até pagar a primeira mensalidade. As contas de estudantes também são abrangidas por essa oferta, porém necessita de uma pequena confirmação de matrícula e a aprovação não é imediata.

O serviço de streaming de música está utilizando desse tipo de oferta para ampliar seu público e fazer os usuários terem o gostinho do que é ser Premium para que um downgrade, ou rebaixamento do plano seja mais impactante e o consumidor se torne mais propício a pagar para manter os privilégios.

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O streaming via Spotify é gratuito e qualquer um pode escutar toda a biblioteca gigantesca do aplicativo que também conta com software para o computador. A diferença mais gritante é a incapacidade de controlar a ordem das suas músicas, de voltar e pular quando quiser. Publicidade é obrigatória e constante no serviço gratuito, além de que não se pode fazer o download de nenhuma música para utilizar o modo off-line, ou seja, sem escutar música no metrô, sem consumir seus dados na rua ou sem uma conexão wi-fi.

A empresa sempre foi de deficitária para quase sem lucro, então estratégias de marketing e promoções, além de possíveis aumentos de planos no futuro já são esperados. O Spotify atingiu 100 milhões de assinantes e ultrapassa de longe o Apple Music em popularidade, praticamente o dobro de assinantes. Isso só foi possível pelas promoções e concessões generosas do Spotify. Hoje no Brasil o plano individual custa 16,90 reais por mês, o plano em família 26,90, além do plano de estudante individual que se reduz a metade do valor original.