A SpaceX está se preparando para desativar o Starlink para clientes que usam o serviço de internet via satélite em países fora de suas zonas disponíveis oficiais.

Na terça-feira, a empresa enviou um e-mail para usuários na África, onde o Starlink ainda aguarda aprovação regulatória em vários países, incluindo Zimbábue e África do Sul.

Email da Starlink; Foto: PCmag
Email da Starlink; (foto: Starlink/Facebook)
Se você estiver usando seu Kit Starlink em uma área que não está designada como Disponível no Mapa de Disponibilidade do Starlink, gostaríamos de lembrar que isso viola os Termos do Starlink, escreveu a SpaceX no e-mail.

A empresa planeja encerrar o acesso para os usuários afetados em 30 de abril. Os usuários então não poderão se conectar à internet, exceto para acessar sua conta Starlink, onde poderão fazer atualizações em sua conta, acrescenta a mensagem.

O e-mail foi enviado dias depois de o governo do Zimbábue pedir à SpaceX para desativar todo uso não autorizado do Starlink no país até que a empresa receba a aprovação da licença completa.

No email, há também um lembrete de que os planos "Mobile - Regional" são para uso temporário em viagens, e não para estadias prolongadas. Se o plano "Mobile - Regional" for usado fora do país de origem por mais de dois meses, é necessário mudar o endereço de conta ou voltar ao país de origem.

Regulamentos em andamento

Mapa de cobertura da Starlink
Mapa de cobertura da Starlink

A SpaceX está buscando aprovações regulatórias dos governos locais o mais rápido possível, mas a decisão está deixando os usuários na África insatisfeitos, onde as velocidades de internet podem ser muito lentas, dependendo da localização.

O e-mail continua dizendo que a SpaceX está trabalhando o mais rápido possível para obter aprovações regulatórias dos governos locais. Ainda assim, a decisão está deixando os usuários na África insatisfeitos, onde as velocidades de internet podem ser muito lentas, dependendo da localização.