Uma sonda espacial europeia realizou uma manobra evasiva para evitar uma possível colisão entre seu satélite Aeolus e o satélite Starlink 44, da SpaceX, depois que a empresa de Elon Musk se negou a mexer em seu satélite.

As autoridades da Agência Espacial Europeia (ESA) disseram que a manobra não afetou as operações do satélite Aeolus, que foi lançado em agosto de 2018 para medir a velocidade e as direções globais do vento para melhorar as previsões meteorológicas.

aeolus starlink44

Klaus Merz, do escritório de detritos espaciais da ESA, disse que o incidente destacou a necessidade de melhorar a coordenação entre as operadoras de satélite, e avaliou a necessidade de criar regras de tráfego espacial.

Esta é uma situação nova, mas era previsível que poderia acontecer um dia, devido ao grande número de satélites que orbitam a Terra. A localização dos satélites no espaço requer cálculos com alto grau de precisão e monitoramento constante. A ESA deseja controlar todas as operações desses objetos espaciais e evitar problemas para seus satélites e para outros no futuro.

SpaceX se recusou a mover seu satélite Starlink

A probabilidade da colisão entre o Aeolus e o Starlink 44 era de 1 entre 1000. Embora para nós isso pareça uma chance remota, é um risco muito alto para operações espaciais. A ESA também anunciou que essas correções são muito raras, e foram feitas apenas para fins de segurança.

Esta parecia ser uma situação anormal, mas a que a causou é ainda mais: Segundo informações, a SpaceX se recusou inesperadamente a mover seu satélite, e deixou o problema para ser resolvido pela ESA. A única opção da Agência Espacial Europeia era mover o seu satélite.

A SpaceX não informou o motivo para não corrigir o seu satélite. Especula-se que a empresa quis testar seu sistema de detecção de colisões. Cada satélite Starlink está equipado com salvaguardas para evitar esse tipo de situação.