Na madrugada de terça-feira (6), a SpaceX lançou o seu foguete Falcon 9 para colocar em órbita um satélite de telecomunicações e banda larga.

Este foi o 50° lançamento do foguete Falcon 9. A decolagem aconteceu às 5h33 da base de Cabo Canaveral, na Flórida. O satélite foi colocado em órbita geoestacionária após 33 minutos de voo, a 35 mil quilômetros de altitude, disse a SpaceX.

SpaceX lança foguete Falcon 9 e pões satélite banda larga em órbita.
SpaceX lança foguete Falcon 9 e pões satélite banda larga em órbita.

"Com seis toneladas e quase o tamanho de um ônibus, este será o maior satélite geoestacionário que já transportamos", escreveu na véspera no Twitter Elon Musk, o carismático CEO da SpaceX.

O primeiro voo do Falcon 9 aconteceu em 2010, desde então, a empresa se tornou a transportadora de mantimentos da Estação Internacional (ISS) e lançou também satélites comerciais e até cargas para o governo americano.

Para reduzir os custos, a SpaceX reutiliza partes mais caras dos aparelhos, ao invés de deixa-las cair no oceano após o lançamento. Isso tudo se torna possível porque a empresa consegue pousar de forma vertical em terreno sólido ou mesmo em plataformas marítimas.

Porém, nesta terça-feira a SpaceX anunciou que não tentou a manobra em função das condições meteorológicas.