Nesta última terça-feira, 12, o Fortnite fez sua chegada ao Switch com crossplay entre plataformas depois de vários rumores. E assim como vários outros títulos, é possível jogar com as contas sincronizadas. Porém, o que deixou os usuários do PlayStation 4 bem insatisfeitos foi que a Sony não liberou o crossplay para o console da Nintendo, o que impede que os jogadores sincronizem as contas nos dois aparelhos.

Caso alguém tiver uma conta no PlayStation 4 e costuma jogar Fortnite neste console, vai ter que começar um jogo novo se quiser rodar no Switch. Por causa da decisão da Sony, o usuário perde todo seu progresso, e não vai conseguir transferir nível, colecionáveis, estatísticas, roupas e recompensas que ganhou na conta do PS4. Também não vai conseguir transferir sua conta da Epic Games entre PlayStation 4 e Xbox One.

Fortnite chegou ao Switch.
Fortnite chegou ao Switch.

Já se os usuários forem do Switch, podem jogar Fortnite com usuários do PC e do Xbox sem nenhum problema. A Sony, em contrapartida, exigiu que apenas o PC tenha funções liberadas com o PS4.

A Sony decidiu se posicionar diante do caos que se instalou com diversas críticas dos usuários. Através de uma nota enviada à BBC, a empresa falou algumas coisas, mas explicações de fato, não vieram. Os jogadores argumentam que, já que o Switch é um portátil, ele poderia ser usado como uma máquina secundária para jogar Fortnite. Veja a resposta da Sony:

"Estamos sempre abertos para ouvir o que a comunidade PlayStation está interessada em melhorar sua experiência de jogo. O Fortnite já é um grande sucesso para os fãs do PS4, oferecendo uma verdadeira experiência free-to-play para que os jogadores possam entrar e jogar online.

Com 79 milhões de PS4s vendidos em todo o mundo e mais de 80 milhões de utilizadores ativos mensais na PlayStation Network, criámos uma enorme comunidade de jogadores que podem jogar em conjunto no Fortnite e em todos os títulos online. Também oferecemos suporte cross-play Fortnite com dispositivos para PC, Mac, iOS e Android, ampliando a possibilidade de os fãs do Fortnite no PS4 jogarem com ainda mais jogadores em outras plataformas."

Como vemos na nota, não houve uma explicação com motivos para não oferecer o crossplay com o console da Nintendo. Mas o pensamento que fica é que não se trata de algum problema técnico, por exemplo, e sim, uma estratégia para dificultar o uso de outros consoles, já que a Sony é líder de vendas. Ela inclusive já proibiu crossplay com jogos como Minecraft e Rocket League, mas a questão com o Fortnite pode ser pior por ter um número grandioso de fãs e cada vez mais jogadores. 

Uma prova disso é que Fortnite para Switch recebeu mais de dois milhões de downloads em somente 24 horas. A sua produtora, Epic Games, informou que o jogo já possui mais de 125 milhões de jogadores em diferentes plataformas. Esperamos que com a pressão dos milhares de fãs, a Sony repense sua decisão.

Fonte: The Verge | Tecnoblog