Durante o evento WWDC22 (Worldwide Developers Conference de 2022), houve a apresentação do watchOS 9. Em suma, trata-se da nova versão do sistema operacional do Apple Watch - o relógio inteligente da Apple.

Durante o evento, a Apple apresentou novidades que vão, desde a interface remodelada, até o controle de sono aprimorado, e novas métricas de exercícios. Inclusive, o sistema possibilita que o usuário tenha ainda mais recursos à sua disposição.

Sendo assim, confira abaixo, quais os modelos do Apple Watch, que são compatíveis com o watchOS 9. Além disso, confira mais detalhes sobre a sua funcionalidade.

Quais são os modelos de Apple Watch que vão atualizar para o watchOS 9?

Créditos: Reprodução/Apple.
Créditos: Reprodução/Apple.

Em suma, o watchOS 9 deve ser compatível com os seguintes modelos de Apple Watches:

  • Apple Watch Série 4;
  • Apple Watch Série 5;
  • Apple Watch SE;
  • Apple Watch Série 6;
  • Apple Watch Série 7.

Em relação a 2021, quando foi anunciado o watchOS 8, somente o modelo Apple Watch Series 3 ficou de fora da nova versão. Enquanto isso, o modelo Apple Watch Série 7, lançado no final de 2021, ingressou para a lista de dispositivos compatíveis.

Entretanto, era necessário estar emparelhados com um iPhone 8 ou posterior, que tenha o sistema iOS 16 ou posterior. Ademais, conforme a Apple, é importante ressaltar que todos os recursos podem estar disponíveis em todos os dispositivos, regiões, ou idiomas em que a versão for usada.

Quais as novidades do watchOS 9?

Em suma, para começar, as faces do relógio passaram por um novo desenho. Há 4 novas opções:

  • Uma de astronomia, na qual os planetas encobrem parte do horário;
  • Uma com calendário lunar, útil para países que adotam essa organização;
  • Uma chamada Playtime, com números no estilo de cartoon;
  • Por fim, uma com tipografia dos números ajustável.

Além disso, as complicações foram melhoradas e modernizadas. E isso, permite a edição de cor de fundo, bem como o ajuste de tamanho.

O Apple Watch tem também novos gestos rápidos, com o movimento de pinça na tela. Dessa forma, é possível tirar fotos, ou atender e desligar chamadas - como o usuário desejar.

Ademais, o relógio também se conecta com os modelos de Foco do iPhone. Assim, é possível ajustar a tela conforme o momento do dia do usuário.

O watchOS 9 vai contar ainda, com o monitoramento de sono remodelado. Inclusive, o relógio ganhou uma detecção de fases de sono, como o sono profundo, REM e períodos acordados durante a noite.

Ao mesmo tempo, o Apple Watch deve disponibilizar notificações sobre a hora de tomar os seus remédios, bem como registrar quando foram tomados.

Ademais, a novidade também integra o app Saúde, do iOS 16. O recurso chega até mesmo a avaliar as interações entre os medicamentos, entre eles e outras substâncias, como o álcool.

Aprimoramento em atividades físicas

Em suma, novos exercícios foram inseridos para monitoramento, com métricas específicas. Exemplo disso, é na corrida, onde há uma medida de oscilação vertical. A mesma avalia o quão eficiente estão sendo os seus movimentos durante o exercício.

Além disso, há também as zonas de frequência cardíaca e tempo de contato com o solo. Inclusive, é possível configurar alertas para cada um dos números. O watchOS 9 possibilita ainda, mudar automaticamente entre os exercícios. Tais como corrida, ciclismo e natação.

Por fim, os Apple Watches mais novos contam com recursos de eletrocardiograma. Os mesmos, permitem detectar problemas de coração. A partir do watchOS 9, eles vão poder calcular o "burden" de fibrilação atrial, como é chamada a frequência que uma pessoa entra no estado em um certo período.