A MWC 2021 continua sendo palco de grandes novidades, e nesta segunda-feira (28), a Samsung anunciou o lançamento da One UI Watch, um novo sistema operacional para smartwatches baseado na fusão do sistema Tizen da própria Samsung com o Wear OS do Google. Esse anúncio já era aguardado desde que a parceria entre as duas empresas foi apresentada durante o I/O, no final de maio.

As principais vantagens deste novo software incluem uma maior integração com o ecossistema Galaxy, além de melhorias no desempenho, com recursos proprietários que ajudam a prolongar a autonomia da bateria.

Samsung anuncia nova One UI para smartwatches

Detalhes da One UI Watch

Bateria

Uma das principais vantagens da nova One UI Watch é a promessa de maior autonomia de bateria. A união entre Samsung e Google tem como principal foco otimizar as camadas do sistema para promover o maior aproveitamento dos núcleos de hardware ao mesmo tempo em que economiza a energia fornecida pela bateria.

Isso significa que, as funções padrões de um smartwatch comum, como o sensor de frequência cardíaca e o monitoramento de sono, prometem consumir menos energia, o que prolonga diretamente a duração da bateria.

One UI Watch. (Imagem: Reprodução / Samsung)
One UI Watch. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Integração

Durante a apresentação, a Samsung enfatizou a promessa de "proporcionar uma experiência e aparência consistente com outros dispositivos Galaxy". Essa consistência com outros dispositivos é possível já que a One UI Watch tem um tipo de suporte à instalação automática de aplicativos, baseado a partir dos apps que você instala no seu smartphone, desde que seja um Galaxy.

No quesito visual e funcionalidades, poucas informações foram reveladas até o momento. Mas de acordo com o que já foi divulgado, há um menu de configurações bem similar a One UI que temos para celular, o que pode garantir integração da personalização do seu smartphone com o seu relógio por meio do aplicativo Watch.

One UI Watch. (Imagem: Reprodução / Samsung)
One UI Watch. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Apps da Play Store

Outro fruto da parceria entre Samsung e Google é o suporte a todos os apps da Play Store compatíveis com Wear OS. A gigante das Buscas disse que o novo sistema pode ser até 30% mais rápido e eficiente, com capacidade de integrar totalmente o uso do smartphone com os smartwatches.

Além disso, será possível utilizar watchfaces (ou mostradores) desenvolvidos por terceiros.

O Galaxy Watch 4 será o primeiro?

Mesmo com o anúncio oficial realizado durante o MWC apoiado sob os diversos vazamentos que foram ventilados na rede recentemente, a gigante sul-coreana ainda não anunciou qual será o primeiro relógio inteligente com o novo sistema.

A expectativa é que ele seja estreado no Galaxy Watch 4, modelo que deve ser anunciado oficialmente até o fim deste ano, durante algum evento Unpacked da fabricante. Vale lembrar que o dispositivo já até passou pelas mãos da Anatel recentemente, o que pode abrir as portas para a sua chegada também no Brasil, embora não haja qualquer confirmação sobre isso.

O que se sabe do Galaxy Watch 4?

Além do novo sistema, o Galaxy Watch 4 pode estrear uma nova aparência, com um design mais próximo ao da linha Active, com uma coroa menos robusta. Acredita-se que ele seja oferecido em modelos de 40 mm e 44 mm e até quatro opções de cores, sendo preto, prata, verde escuro e ouro rosa.

Renders do suposto Galaxy Watch 4. (Imagem: Reprodução / OnLeaks)
Renders do suposto Galaxy Watch 4. (Imagem: Reprodução / OnLeaks)

O Galaxy Watch 4 deve vir integrado com a certificação 5 ATM para resistência à água, além do selo militar MIL-STD 810G, para maior durabilidade. Além disso, o vidro pode ser protegido pelo padrão Gorilla Glass DX+, que além de resguardar o relógio contra riscos e arranhões, também proporciona menos reflexo em ambientes com muita iluminação.