A Samsung firmou uma parceria com o Google e deverá usar o Wear OS - sistema operacional destinado aos wearables - em seus próximos lançamentos, incluindo o Galaxy Watch 4, que será revelado em breve pela fabricante. A substituição do Tizen OS pelo Wear OS não deve acontecer nos relógios que já foram lançados e estão sendo comercializados no mercado, chegando apenas para os próximos projetos da marca e que ainda não foram anunciados.

O que muda?

O Tizen é o sistema operacional da Samsung que está presente nos televisores e smartwatches da marca, sendo otimizado para esses dois dispositivos e apresentando features exclusivas para os clientes da sul-coreana, que passarão a utilizar o sistema Wear OS ao invés do firmware nativo da marca. De acordo com informações apresentadas durante o evento do Google I/O, os relógios inteligentes usarão como base o código fonte do Wear OS, porém manterá a aparência do Tizen OS.

A decisão é tem como intuito manter a interface já conhecida pelos usuários mas trazer novidades, como uma maior eficiência energética - garantindo maior autonomia de bateria do wearable - e otimizando o desempenho. A Samsung informou que garantirá integração entre o novo sistema e os demais aparelhos do ecossistema da empresa.

A parceria entre o Google e a Samsung abrirá novas portas para a comunidade de desenvolvedores, que terão a oportunidade de testarem antecipadamente as novidades que serão lançadas no Wear OS. Durante o evento também foi revelado a chegada de novas funcionalidades no sistema, que em breve permitirá que os usuários façam o downloads de músicas do Spotify ou YouTube Music diretamente no relógio, dispensando o pareamento contínuo com o celular.

A legenda diz que: "Vamos combinar o melhor do Wear OS e Tizen em uma plataforma vestível unificada. Aplicativos vão abrir mais rápido, autonomia de bateria será maior e você terá mais escolhas do que antes, de dispositivos a aplicativos e visores", afirmou o Google em seu perfil no Twitter.

Suporte para atualizações

A Samsung afirmou que os modelos já lançados e que possuem o sistema operacional Galaxy Tizen OS terão o suporte da empresa por até três anos após a data de lançamento de cada produto, indicando que disponibilizará updates frequentes a fim de corrigir bugs e vulnerabilidades. É provável que a sul-coreana não atualize os smartwatches existentes para o Wear OS, mas lance novos aparelhos com o novo sistema do Google.

Fonte (1,2)