A Sony, famosa pelos consoles da linha PlayStation e também pelas TVs de altíssima qualidade, apresentou sua nova e última geração de TVs Bravia do jeito que a gente conhece. Os novos modelos Bravia 9 II e Bravia 7 II chegam com a nova tecnologia True RGB Mini LED, mas também marcam o fim de uma era, já que esta deve ser uma das últimas linhas desenvolvidas integralmente pela Sony antes da nova fase da marca em parceria com a TCL.
A mudança não significa que a marca Bravia vai desaparecer. Pelo contrário. A Sony deve continuar dona do nome, do design e das tecnologias principais, mas a operação global de TVs passará por uma reestruturação com a criação de uma joint venture com a TCL, chamada Bravia Inc.. Segundo informações publicadas por veículos internacionais, a TCL ficará com participação majoritária, enquanto a Sony manterá parte do controle e seguirá responsável por desenvolvimento, design e tecnologias da linha.
O que a Sony lançou?
A Sonya acaba de lançar a Sony Bravia 9 II e Sony Bravia 7 II. As duas novas TVs usam a nova tecnologia True RGB Mini LED, que troca a lógica tradicional das Mini LED convencionais por um sistema com diodos vermelhos, verdes e azuis controlados de forma independente.
O resultado são cores mais puras, brilho mais alto e melhor volume de cor. A Sony afirma que esse tipo de painel pode oferecer até quatro vezes mais volume de cor do que telas OLED, justamente por combinar alto brilho com controle mais preciso das cores.
O modelo mais avançado é a Bravia 9 II, voltado para quem busca uma experiência premium de cinema em casa. Ela chega em tamanhos grandes, incluindo uma versão de até 115 polegadas, e mira diretamente o público que quer uma TV de altíssimo brilho para salas grandes e ambientes iluminados.
Ela traz a tecnologia True RGB Mini LED em sua versão mais avançada, com foco em brilho intenso, contraste elevado e reprodução de cores mais próxima de monitores profissionais usados em estúdios. Em demonstrações iniciais, a TV chegou perto dos 4.000 nits de brilho em modo HDR profissional, número muito alto para uma TV doméstica.
A Bravia 9 II também traz recursos como Immersive Black Screen Pro, voltado à redução de reflexos, além de sistema de som mais avançado, com tweeters direcionados para ampliar a sensação de áudio espacial.
Já a Bravia 7 II é a opção mais "acessível" dentro da nova tecnologia, com tamanhos em 50 polegadas e chega até 98 polegadas. Ela também usa a base True RGB, mas com especificações mais contidas. Ela deve ter menos zonas de escurecimento, brilho menor e acabamento menos premium em relação à Bravia 9 II. Mesmo assim, o modelo é importante porque leva a nova tecnologia para tamanhos e preços menos extremos.
A Bravia vai acabar?
Não. A marca Bravia deve continuar. O que muda é a estrutura por trás da produção e da operação. A Sony segue dona da marca e deve continuar definindo parte importante da identidade técnica e visual dos produtos. A diferença é que a TCL passa a ter papel maior na fabricação, distribuição e escala do negócio.






