Ao utilizar smart TVs como "computadores [PCs] centrais" (hubs) em casas inteligentes, a experiência pode mudar. A explicação para isso é a facilidade no gerenciamento de diversos dispositivos utilizando uma tela grande, com interfaces que permitem a visualização de várias informações ao mesmo tempo. Nos hubs das TVs é possível ainda acessar serviços de streaming como, por exemplo, o xCloud, sem conectar dispositivos externos.

Como as smart TVs viraram um hub capaz de controlar várias coisas?

Os novos PCs centrais das casas inteligentes - Entenda do que as novas smart TVs são capazes. Fonte: Samsung
Os novos "PCs centrais" das casas inteligentes - Entenda do que as novas smart TVs são capazes. Fonte: Samsung

Caso não saiba, os hubs são como uma espécie de computador central utilizado para controlar diferentes tipos de dispositivos ao mesmo tempo. As fabricantes de smart TVs estão passando a incorporar esse conceito, trazendo uma nova experiência para seus usuários.

Através de menus dedicados, as smart TVs são capazes de controlar dispositivos IoT, conceder o acesso a serviços de streaming e até mesmo oferecer notícias e informações sobre o clima local. Tudo isso é possível graças à conexão com a internet, que possibilita a troca de informações com servidores na nuvem, dando acesso a diversos recursos que não seriam possíveis de obter utilizando somente o chipset da TV para processar os dados necessários localmente.

Em entrevista com o site CordCuttersNews, o Diretor de Gerenciamento de Produto e UX do Google TV, Rob Caruso, explica sobre o conceito da gigante das buscas para as smart TVs nos próximos anos.

Já falamos sobre isso há anos, a TV é o centro da casa. É o computador central da casa.

As TVs irão fazer mais do que permitir o streaming de filmes e séries

As smart TVs irão possuir diversos hubs para controlar as casas inteligentes, além de oferecer diferentes tipos de serviços baseados em nuvem. Fonte: Samsung
As smart TVs irão possuir diversos hubs para controlar as casas inteligentes, além de oferecer diferentes tipos de serviços baseados em nuvem. Fonte: Samsung

A Samsung e a LG têm investido cada vez mais em recursos que permitem aos seus usuários não só assistirem ao conteúdo de serviços de streaming de filmes e séries, mas tambem jogar títulos disponíveis em consoles e PCs através dos aplicativos Xbox Game Pass e GeForce Now, por exemplo. Além disso, já é possível controlar pelas TVs, por exemplo, dispositivos de IoT, aqueles aparelhos que podem ser controlados ao utilizar a rede Wi-Fi.

A ideia é fazer com que as TVs passem a serem utilizadas como ferramenta para auxiliar na rotina de tarefas nas casas inteligentes. Por isso, as empresas estão procurando cada vez mais trazer uma experiência que substituirá a necessidade de utilizar um PC, celular ou smartwatch a todo momento, além de proporcionar uma interação maior com o conteúdo exibido na tela, já que há um grande espaço a ser utilizado em displays de TVs.

Desta forma, veremos cada vez mais o desenvolvimento de interfaces que possibilitam, por exemplo, a visualização de uma notícia, informações sobre o clima, listas de atividades por fazer no calendário, dentre outras. Até mesmo para ouvir músicas a experiência tem mudado, pois nota-se que os desenvolvedores estão passando a se preocupar mais em trazer uma experiência de visualização de playlists e capas de álbuns em telas grandes.

A conexão com dispositivos IoT às smart TVs será cada vez mais fácil com a ajudar do Matter, padrão que permite a fabricantes concorrentes desenvolverem produtos inteligentes capazes de comunicar entre si. Além disso, o Thread, protocolo de rede de baixo consumo de energia, ajudará a tornar o funcionamento dos aparelhos mais eficiente, permitindo uma maior flexibilidade em diferentes aplicações.

Ações das fabricantes de smart TVs para 2024 e anos posteriores

Durante a CES 2024, a Samsung disse que suas smart TVs de 2024 irão utilizar sua plataforma doméstica inteligente SmartThings. Além disso, diversos fabricantes adicionaram microfones às TVs e/ou controles para permitir ao usuário realizar comandos para controlar algum dispositivo ou acessar serviços oferecidos por determinados aplicativos ou pela interface do sistema operacional da TV. Houve tambem a implementação de webcams em alguns modelos da Sony, algo útil para aplicativos que permitem videochamadas.

Aplicativos de comunicação poderão ser utilizados em smart TVs com webcam embutida. Fonte: FlatpanelsHD
Aplicativos de comunicação poderão ser utilizados em smart TVs com webcam embutida. Fonte: FlatpanelsHD

Na ISE (Integrated Systems Europe) 2024, a LG apresentou soluções voltadas para empresas, instituições educacionais e hotelaria. Um dos destaques foi a plataforma integrada "LG Business Cloud", que permite ao usuário explorar, assinar serviços e gerenciar soluções baseadas em nuvem. O vice-presidente sênior e chefe do setor de exibição de informações da LG Business Solutions Company, Paik Ki-mun, disse durante a ISE 2024:

As plataformas de gestão na nuvem e as colaborações com parceiros profissionais de diversos setores revelam uma capacidade incomparável de fornecer soluções integradas otimizadas para uma ampla variedade de espaços.