A Sony definiu um novo padrão de brilho para as TVs com o lançamento de seu novo monitor voltado para masterização, o BVM-HX3110. Caso não saiba, esta linha de monitores é voltada para a criação de conteúdo profissional e para obter a referência do que seria o ideal em termos de brilho e tonalidade. Dentre as diversas melhorias implementadas, o grande destaque do BVM-HX3110 é o seu brilho máximo de até 4 mil nits.

Sony cria um novo padrão para o brilho das TVs

Brilho das TVs pode ser redefinido pela Sony com seu mais novo lançamento. Fonte: WhatHiFi
Brilho das TVs pode ser redefinido pela Sony com seu mais novo lançamento. Fonte: WhatHiFi

Vincent Teoh, do HDTVTest, relata que houve uma grande evolução da geração passada (BVM-HX310) de monitores de masterização da Sony para a nova geração (HX3110). Para a realização de suas análises e comparativos de TVs, ele utiliza o Sony BVM-HX310, tornando a identificação das diferenças entre os modelos mais fácil. Logo de início, Vicent diz que o HX3110 é superior ao seu HX310 em vários aspectos, não somente no brilho

O BVM-HX3110 é capaz de chega a um pico de brilho de 4000 nits em uma área equivalente a 10% do tamanho da tela enquanto o HX310 atinge somente 1000 nits. Tom Parsons, do WhatHiFi, diz que isso abre mais possibilidades para a produção de filmes e séries, influenciando diretamente no conteúdo que assistimos em nossas TVs. Entretanto, como os monitores de masterização tiveram como padrão o brilho de 1000 nits por muito tempo, a migração para 4000 nits pode ser desafiador.

Diferença de nível de brilho do antigo monitor de masterização HX310 para o HX3110 da Sony. Fonte: HDTVTest
Diferença de nível de brilho do antigo monitor de masterização HX310 para o HX3110 da Sony. Fonte: HDTVTest

Embora um nível de brilho maior traga um realismo maior para as imagens e seja mais próximo da realidade, o novo monitor da Sony não é barato, além de exigir uma readaptação das filmagens considerando essa alteração no padrão de luminosidade. Para se ter uma ideia, Vincent Teoh diz que pagou 30 mil libras esterlinas pelo seu monitor de masterização Sony BVM- HX310, o equivalente a 37.520 dólares ou R$ 182.606.

Outras melhorias trazidas pelo novo monitor de masterização da Sony

Além do brilho de 4000 nits, Vincent relata que a Sony também implementou um recurso de resposta rápida de pixels ativando a inserção de quadro preto (Black Frame Insertion ou BFI), algo útil para programas exibidos ao vivo. Entretanto isso gerou uma certa cintilação e um leve escurecimento na imagem.

Houve melhoria também no ângulo de visão, que embora não seja tão bom quanto o do X300 RGB OLED, obteve uma exibição de cores mais fiéis do que o BVM- HX310. Além disso, graças ao novo filtro antirreflexo houve uma diminuição drástica no nível de reflexo comparado ao HX310.

Placa com as especificações do monitor de masterização Sony BVM-HX3110. Fonte: HDTVTest
Placa com as especificações do monitor de masterização Sony BVM-HX3110. Fonte: HDTVTest

Em seu novo monitor de masterização, a Sony implementou um recurso de monitoramento de os níveis de iluminação do conteúdo exibido. Houve também a adição do suporte à interface IP SMPTE ST2110 para transmissões ao vivo.

Conclusão

Como o próprio Vincent Teoh falou, a menos que a Sony ofereça um programa de troca para negociar seu BVM-HX310 pelo BVM-HX3110, ele não irá comprar o novo monitor de masterização da japonesa. É provável que este seja o mesmo pensamento para muitos criadores de conteúdo profissional. Por esse motivo, a influência deste novo lançamento da Sony irá demorar para causar realmente um resultado na forma como vemos filmes e séries hoje.