Chegou para testes aqui no Oficina da Net a TV que eu mais aguardava, a Q60C da Samsung. É um painel QLED disponível nos tamanhos de 50, 55 e o nosso telão aqui, de 65 polegadas. Eu passei algumas semanas utilizando essa TV então vou te passar todas as características dela, e no final eu falo se vale a pena ou não comprar.

Design e Construção

Na construção externa temos uma estrutura inteira feita em plástico, o que é bastante comum em TVs dessa faixa de preço. Mesmo assim, eu curto muito esse estilo de design traseiro que a Samsung coloca nos modelos QLED. Toda a estrutura segue um padrão texturizado, apenas interrompido pelas entradas e o guia de cabos.

.

O painel da TV é surpreendentemente fino, ainda mais considerando que se trata de uma tela LCD do tipo VA. A Samsung vem aperfeiçoando essa técnica de diminuir cada vez mais a grossura de suas TVs, chegando num ponto onde até mesmo nesses modelos intermediários temos aquele aspecto de TV premium.

.

Os pés seguem aquele mesmo padrão de encaixe fácil que estamos acostumados a ver em outras TVs da Samsung, o que é bem legal, já que nesse tipo de instalação você nem precisa de uma chave nem qualquer outra ferramenta: basta encaixar o pé e aplicar pressão.

No caso da Q60C, é um pé de cada lado, fornecendo bastante estabilidade para o painel. A TV não fica bambeando, diferente dos modelos com base única no centro.

Entradas

Nas entradas temos duas USB, uma entrada Ethernet, três HDMI, sendo uma dessas entradas eARC, entrada AV e uma saída de áudio óptica. Ainda nas conectividades nós temos Bluetooth 5.2 e WiFi5.

.

É exatamente o mesmo design externo que já vimos em TVs do ano passado, mas mesmo assim, a Samsung não precisa mudar algo que funciona bem.

Qualidade de Imagem

No quesito imagem, eu curti muito os contrastes e cores da Q60C. Estamos falando de um painel QLED LCD VA, resolução 4K e 60 Hz na taxa de atualização, é a SmartTV mais básica acima da linha Crystal UHD da Samsung, mas já temos sim uma camada de Pontos Quânticos que realçam bastante as cores da imagem.

.

E essa aqui é a principal diferença da Q60C para as TVs mais baratas: essa camada de Pontos Quânticos coloca as QLED numa etapa acima das TVs LED comum, ficando abaixo apenas de Mini LED e OLED.

.

Num cômodo com bastante luz ambiente, a TV consegue proporcionar um brilho bem satisfatório. Eu costumo fotografar esse trecho da análise no nosso estúdio num dia ensolarado, é um dos piores cenários possíveis para se assistir TV, mas mesmo assim, o brilho da Q60C dá conta do recado.

.

O problema que enfrentamos aqui são os reflexos. A camada anti-reflexo da tela até que consegue reduzir bastante, mas vocês tão vendo aí que, dependendo do ângulo, a experiência de assistir não fica boa.

Ângulos de visão

Eu testei também os ângulos de visão da Q60C. Não é o melhor resultado que já tivemos, mas para uma tela VA - tecnologia que costuma ter péssimos ângulos de visão - essa TV da Samsung se saiu bem, as cores não ficam "lavadas". O problema é que o brilho vai embora e a imagem fica bem escura. Novamente, para uma tela VA, esse é sim um resultado positivo. Existem TVs com ângulos de visão bem piores que essa aqui.

.

HDR10+

Já em ambientes escuros, o contraste extra da TV fica bem visível. É aqui onde vemos o ponto forte dessa tela: com a tecnologia HDR10+, o painel consegue reproduzir explosões e cenas vibrantes com bastante brilho. Nessa cena aqui do filme Blade Runner a gente consegue perceber bem essa tecnologia em ação: observe que a cena é escura, com bastante sombra, mas as janelas estão extremamente brancas. A TV consegue escurecer algumas partes, clareando outras ao extremo, sem vazamento de luz aparente.

.

Nos modos de imagem temos o dinâmico, padrão, eco, filme e tem também aquele Filmaker Mode, que é o modo onde a TV desliga todos os seus filtros e deixa o filme o mais puro possível, com a imagem mais próxima a visão do diretor. Eu nunca uso isso, mas tem gente que curte.

Vazamento de Luz

Um dos problemas que podemos enfrentar nas QLEDS é o vazamento de luz. Essa é uma característica de todas as telas LCD - a luz de fundo ilumina os pixels, criando a imagem que vemos na tela. Acontece que essa luz de fundo vaza nas cenas escuras, puxando os tons escuros para o cinza e dando aquele aspecto de "tela ligada", mesmo quando exibimos uma imagem completamente preta.

.

A boa notícia é que a Q60C é uma QLED que lida muito bem com esse vazamento de luz. Praticamente não apresenta esse problema, sendo apenas perceptível quando se assiste a partir de ângulos específicos, e mesmo assim, não chega a atrapalhar. Em situações normais, em um ambiente completamente escuro, essa TV funciona muito bem reproduzindo filmes e séries com ótimos contrastes.

Sistema Operacional

A Samsung utiliza o sistema operacional Tizen em suas SmartTVs, desde a mais de entrada até às topo de linha. A diferença é que, nas TVs mais caras, o Tizen roda muito bem, o sistema é fluido e responsivo. Já nas TVs mais de entrada e até mesmo algumas intermediárias, o Tizen costumava ser o sistema operacional mais lento e travado de todos. Eu digo "costumava", pois essa não é mais a realidade. O Tizen está extremamente fluido e responsivo.

.

Isso me deixa muito feliz, já que esse era o maior ponto negativo das TVs da Samsung do ano passado, como a BU8000 que analisamos. Pelo visto a Samsung vem trabalhando para deixar ou Tizen mais otimizado e também melhorando o hardware das TVs, antes tarde do que nunca, não é mesmo?

Para quem nunca viu, o sistema operacional Tizen é separado em três modos: o mais importante deles é o "mídia". É aqui que a gente acessa os canais da Samsung TV Plus, YouTube e é claro, todos os serviços de streaming que você pode imaginar.

.

Já o modo "ambiente" é como se a TV se transformasse numa janela no meio de sua casa. Você escolhe um cenário e fica tocando um vídeo com uma musiquinha de fundo, é basicamente isso.

O terceiro modo é o "jogo". É aqui onde a Samsung colocou todos os serviços de jogos por nuvem, como o GeForce NOW e o Xbox Gamepass. A lista de jogos é bem ampla, principalmente no gamepass, tem até Starfield. Assinando esse serviço, você consegue jogar pela internet, sem ter um console ou PC em casa. A qualidade e delay vão depender bastante da qualidade da sua internet, então fique ligado nisso.

Jogos

Se você está procurando uma TV para plugar o seu PC ou console, a Q60C é uma opção bem em conta. Ela já vem com aquele Modo Jogo, onde a gente pode fazer algumas customizações específicas, sem alterar os demais perfis da TV. Tem também como alterar a proporção da imagem, simulando um monitor ultra-wide.

.

Ghosting

Eu sei que tem bastante gente que curte isso, então aqui está o teste de Ghosting da TV. Por ser um painel VA, a gente sempre vai ter Ghosting, nem que seja só um pouco. No caso da Q60C, é um rastro bem considerável. Para 4K 60 Hz não chega a ser perceptível durante os jogos, já que você não vai jogar nenhum título competitivo, como Valorant e CS:GO numa TV de 65 polegadas, então eu testei no Baldurs Gate 3, Forza 5 e GTA V. Todos os jogos ficaram bem bonitos e sem ghosting perceptível. Então eu recomendo sim a Q60C para jogar.

.

Controle

E olha só quem tá aqui, é o controle Solar Cell. Dessa vez, numa versão levemente modificada: a Samsung deu uma reduzida no tamanho físico dele, mas sem perder a funcionalidade. É um controle que não utiliza pilhas, ele carrega sozinho utilizando a luz ambiente da sua sala ou quarto. Eu nunca tive que carregar o meu, mas caso você more em uma caverna ou deixe o controle sempre num local escuro, também é possível carregar ele através da entrada USB-C, nem todo mundo sabe disso.

.

É um controle bem básico, tem aqui Netflix, Samsung TV Plus, Prime Video e Disney Plus. No botãozinho de microfone a gente pode navegar por comandos de voz, coisa que bastante gente curte fazer.

Som

O som da Q60C é aquele padrão no que encontramos em outras TV, dois falantes de 10W, totalizando 20RMS de potência sonora.

A qualidade sonora não é lá muito boa, e quando a gente aumenta o volume acima dos 50%, fica pior ainda. Eu sempre falo isso nas TVs, e aqui a história se repete: da para usar o som da TV? Sim. Você sai perdendo por não colocar uma soundbar ou home theater? Também sim. O áudio faz parte da experiência de assistir filmes e séries, então um som de qualidade para mim é essencial.

Vale a pena comprar?

E aí, será que vale a pena comprar? Nessa versão aqui, de 65 polegadas, eu digo que com certeza NÃO VALE A PENA. O motivo disso é o preço, a Q60C de 65 polegadas está custando atualmente R$4600 na loja da Samsung, o que é um preço salgado demais para o que ela oferece. Agora, eu acredito que, se você está comprando uma TV intermediária, faz muito mais sentido levar a de 55 polegadas que custa R$2900. Agora sim, o preço faz sentido com o produto.

"Ah, mas eu preciso muito de uma TV de 65 polegadas, 55 não é suficiente." Nesse caso, não pague 4600 na Q60C, economize mais uma graninha e leve a C835, a TV Mini LED da TCL. Ela tem um sistema de som mil vezes superior, painel 4K 120 Hz, brilho extremo e qualidade de imagem que compete com OLED. É mais cara que a Q60C, mas é um custo benefício bem mais interessante no tamanho de 65 polegadas.

Vídeo incorporado do YouTube

Outro modelo de QLED para ficar de olho é a C635, também da TCL. Eu digo "ficar de olho" porque ainda não testamos esse modelo. Mas pelas especificações, parece ser tão boa quanto a TV da Samsung, mas custando menos.

Claro que essas são recomendações com base nos preços de agora, época de lançamento. A tendência da Q60C é baixar bastante de preço, então fique atento aqui no site nas promoções, principalmente nesse modelo aqui de 65 polegadas.

Samsung QLED 4K Q60C 65
8.0
Prós
  • Bom contraste e nitidez;
  • Sistema operacional responsivo;
  • Bordas finas;
Contras
  • Preço alto demais no modelo de 65”
  • Som poderia ser melhor