A Samsung irá comprar displays OLED para TVs da LG. A informação veio através da Reuters, onde é dito que a LG fechou um acordo de fornecimento de painéis para TVs com tecnologia WOLED. De acordo com as informações reveladas, a LG pode iniciar o envio das telas OLED para a rival neste segundo trimestre (entre abril e junho). Veja a seguir os detalhes desta negociação.

LG fornecerá telas OLED para as TVs da Samsung

Samsung fecha acordo com LG Display par ao fornecimento de telas LG para suas TVs. Fonte: Oficina da Net
Samsung fecha acordo com LG Display par ao fornecimento de telas LG para suas TVs. Fonte: Oficina da Net

O acordo entre a Samsung e a LG Display prevê o fornecimento de 2 milhões de displays OLED para 2024, para depois aumentar para 3 milhões em 2025 e, por fim, 5 milhões em 2026. Segundo a Reuters, será fabricado telas WOLED de 77 e 83 polegadas para a Samsung. Embora possa parecer inesperado, essa parceria pode fazer muito sentido para ambas as empresas.

Como a Samsung tinha anteriormente a abordagem de que telas OLED são mais adequadas para celulares e tablets do que para TVs, a capacidade de produção de displays para TVs OLED da empresa é pequena. Como estreou recentemente no mercado de smart TVs OLED com seus painéis QD-OLED e sua produção para este tipo de tela ainda é pequena, a solução foi um acordo com a LG, que conta com uma grande produção de telas OLED. Vincent Teoh, do canal HDTVTest no YouTube, disse ao site Engadget que:

A produção de painéis QD-OLED da Samsung Display ainda é limitada em quantidade no momento, e o vidro-mãe (motherglass) deve ser cortado para atender a ambos os monitores (exemplo: monitores gamer QD-OLED 34 polegadas de 240 Hz) e TVs (exemplo: TV QD-OLED de 55 polegadas).

As TVs QD-OLED também estão disponíveis apenas em tamanhos de tela de 55, 65 e 77 polegadas no momento, enquanto os painéis WOLED fornecidos pela LG Display podem ir até 83 e até 97 polegadas, ou tão pequenos quanto 42 e 48 polegadas.

Segundo a Omdia, empresa de pesquisa de mercado, a Samsung detém hoje 6,1% do mercado de TVs OLED enquanto a LG conta com uma participação de 54,6%, seguida pela Sony, que possui 26,1%. Com o acordo feito entre a Samsung e a LG, talvez haja um aumento suficiente para a Samsung ultrapassar a Sony no mercado de TVs OLED. Ao mesmo tempo, o fornecimento de displays OLED pode ajudar a LG Display a recuperar seus negócios, que estão em queda por quatro trimestres consecutivos.

Hoje a LG Display fornece telas para smartphones da Apple, além de displays para TVs da Sony e da LG Electronics. De acordo com a Reuters, a fábrica de painéis OLED não está funcionando com capacidade total devido a uma queda na demanda por novas TVs e por conta da "base limitada de clientes". O acordo entre a Samsung e a LG deverá acrescentar mais de US$ 1,5 bilhão nos resultados financeiros da LG em 2024.