Mesmo com a popularização das plataformas legais de streaming e IPTV, os sistemas piratas continuam a todo vapor. Em janeiro deste ano, a LaLiga, liga espanhola de futebol profissional da Espanha, apresentou uma queixa contra dezenas de serviços ilegais de IPTV que transmitem conteúdo pago sem a sua autorização, como as partidas de futebol dos times Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Villarreal e assim por diante.

Desta vez, uma investigação policial levou à descoberta de 166 bares em Madrid, Córdoba e Barcelona foram pegos em flagrante transmitindo as partidas de futebol da LaLiga através de serviços piratas de IPTV. Com os responsáveis sendo ​​identificados, o serviço pirata de IPTV foi também encerrado pela polícia espanhola. De qualquer forma, a estimativa é que o prejuízo causado gira em torno de 1 milhão de euros.

Futebol e o IPTV pirata

Não é de hoje que a LaLiga luta contra a pirataria dos seus conteúdos, especialmente na Espanha. Na tentativa de descobrir a localização dos fraudadores, a LaLiga instalou um dispositivo espião em seus aparelhos, mas chegou a ser multada em 250 mil euros pela quebra de privacidade.

Além da LaLiga, em março deste ano, a LFP conseguiu o bloqueio de sites e aplicativos que transmitem os jogos da Liga 1 e Liga 2, o equivalente à Série A e B do campeonato francês. Entretanto, tudo isso ainda é pouco. No Brasil, as partidas desses e outros campeoantos podem ser acessados de forma ilegal através de diversos sites e apps.

Via