Não é nenhuma novidade dizer que os serviços convencionais de TV por assinatura perderam a relevância. Todo ano, milhares de assinantes desfazem os seus planos de TV a cabo, muito por conta dos altos preços e pela oferta que dificilmente corresponde ao que o consumidor realmente deseja ter em seu pacote. Neste cenário, os serviços de IPTV abriram as portas para novos assinantes obterem a mesma experiência, porém com preços mais baixos e sem burocracia. O problema é que a pirataria viu uma bela oportunidade para se multiplicar.

Mercado de IPTV cresce no Brasil

A América Móvil, dona da Claro Brasil, divulgou um relatório que analisa os indicadores de crescimento durante o último trimestre, e entre eles, aparece o serviço de IPTV da operadora. De acordo com os dados apresentados, o setor de serviço fixo da Claro sofreu com algumas quedas, sendo um recuo total de 5,2% em um ano.

A TV por assinatura da empresa, por exemplo, perdeu cerca de 181 mil clientes no Brasil entre julho e setembro. Por isso, a empresa considerou mudar sua estratégia e passou a oferecer o Claro Box TV, serviço de IPTV da empresa que custa bem menos em relação aos serviços convencionais de TV a cabo, e ainda dispensa a necessidade de antenas na instalação. Por meio de um decodificador com controle remoto, o cliente pode conectar-se à internet e consumir o plano contratado.

Por conta disso, a Claro segue como líder do segmento no país, com o market share de 44% e quase 6 milhões de acessos. Parte dessa nova estratégia tem relação direta com o Claro Box TV que encerrou o trimestre com 190 mil assinantes, tornando-se um dos principais serviços da operadora.

Serviços de IPTV pirata também aproveitam

Já que todo mundo está procurando formas de consumir conteúdos de qualidade, gastando o mínimo possível, as plataformas ilegais de IPTV têm visto uma boa oportunidade para multiplicar a pirataria no Brasil. Não é difícil conhecer alguém que tem o famoso gatonet na sua casa. Em meio a crise econômica gerada pela pandemia, muitas pessoas recorrem a essas alternativas ilegais.

A popularidade de serviços legais impulsiona ainda mais pirataria no Brasil. (Crédito: Canva/Reprodução)
A popularidade de serviços legais impulsiona ainda mais pirataria no Brasil. (Crédito: Canva/Reprodução)

A pirataria sempre foi e será um problema no Brasil. Mas durante os últimos dois anos, os serviços ilegais se multiplicaram e estão espalhados por toda parte. Nas redes sociais, encontramos propagandas de serviços assim. De acordo com o diretor de operações fixas da América Móvil, Oscar Von Hauske, isto acontece por conta da popularidade dos serviços de IPTV legalizados, como Claro Box TV, Claro NOW e DirecTV Go.

"O lançamento da IPTV abriu as possibilidade para aumentar níveis de pirataria em três ou quatro vezes frente ao que tínhamos dois anos atrás."

Von Hauske ainda explica que há muito investimento por trás desses serviços ilegais:

"Grande parte do mercado usa esse tipo de serviço [pirata] no Brasil são operações muito sofisticadas que hackeiam conteúdo na internet para entregar via TV box e smart TVs."

O Oficina da Net tem acompanhado o ritmo dos serviços de IPTV no Brasil trazendo novidades de plataformas como DirecTV Go, Claro Box TV, Claro Now, além de outras gratuitas, como Pluto TV, Samsung Tv Plus, LG Channels e muito mais.