Foi anunciado hoje pela TCL, durante a CES 2021, uma nova tecnologia de TVs chamada OD Zero TM Mini-LED. Trata-se de smart TVs ultrafinas de alto desempenho que prometem um desempenho superior ao de televisores LED comuns.

A tecnologia OD Zero utiliza-se da combinação da retroiluminação de mini-LEDs com as técnicas da TCL para produzir um dispositivo ultrafino com excelente qualidade de imagem. Com este conjunto, a empresa promete oferecer brilho e cores impressionantes com uma uniformidade suave.

Com a nova tecnologia desenvolvida pela TVS, a distância ótica entre a camada de luz de fundo do mini-LED e a camada da tela LCD (placa difusora) foi reduzida para 0mm, criando assim um perfil ultrafino que possui alto desempenho. Isso foi possível graças a experiência da TCL em retroiluminação LED de matriz ativa com distância de micrômetros.

O CEO da TCL Industrial Holdings e TCL Electronics, Kevin Wang, diz:

"Acreditamos que a tecnologia Mini-LED continuará a moldar a indústria de TV e, por sermos pioneiros no uso dessa tecnologia, estamos, mais uma vez, elevando a qualidade da tela. Depois de já implantar as versões anteriores do Mini-LED, em 2021 lançaremos a primeira TV OD Zero Mini-LED do mundo como parte do esforço da TCL para permitir que as pessoas em todo o mundo ‘experimentem mais’."

HDR e a tecnologia OD Zero Mini-LED

Com o trabalho em conjunto entre a tecnologia OD Zero Mini-LED e o novo nível de High Dynamic Range (HDR) alcançado pela TCL, os usuários das novas TVs da empresa terão uma camada de cores mais ricas, um desempenho melhor de brilho e uma excelente uniformidade. Este resultado foi possível graças a redução da distância entre a fonte de luz e a placa difusora, citadas acima, pois através delas pode-se controlar de maneira efetiva a faixa de astigmatismo, melhorando o contraste.

Local dimming nas novas TVs TCL com OD Zero Mini-LED

Com diversas zonas de local dimming para controlar o brilho em tempo real da TV, é possível criar uma grande precisão de contraste e pretos mais profundos nos novos televisores da TCL. Isso faz com que o desempenho da imagem melhore consideravelmente, proporcionando imagens mais realistas e nítidas.

TCL explora tecnologia mini-LED desde 2018

Desde o ano de 2018, a TCL vem investindo e apresentando TVs com tecnologia Mini-LED, conseguindo alcançar a produção em massa em 2019 através das TVs X10 e Series 8. Um ano depois, em 2020, a empresa também lançou televisores Mini-LED para sua linha Series 6.

Lançamento e disponibilidade

Ainda não há previsão de lançamento das novas TVs TCL com tecnologia OD Zero Mini-LED no Brasil. Porém, acredita-se que até o fim desde ano elas sejam comercializadas no país.