A Xiaomi está nos preparativos finais para o lançamento da linha POCO F8, que deve acontecer na próxima semana. No entanto, graças aos inúmeros vazamentos, já temos uma boa noção do que esperar dos modelos, que prometem ser um sucesso em vendas. Neste artigo, compilamos tudo o que sabemos sobre os próximos celulares da marca chinesa. Vamos ver o que eles devem oferecer.
Mudanças no design
A própria Xiaomi já revelou o design do POCO F8 Pro e F8 Ultra. Infelizmente, nada foi compartilhado a respeito do POCO F8 padrão, algo que sugere que esse modelo será anunciado em outro momento.
Segundo imagens divulgadas pela marca, o F8 Pro e F8 Ultra terão um visual bem diferente da geração passada, com um módulo de câmera na traseira que, querendo ou não, lembra bastante o do iPhone 17 Pro, abrigando três sensores e um flash LED.
Quanto as cores, a versão Pro deve chegar ao mercado em preto, cinza e azul, enquanto o modelo Ultra pode apostar em um tom preto tradicional e uma versão azul com acabamento em couro, que promete mais elegância.
Mais desempenho
A linha POCO F8 promete um desempenho excepcional. Segundo vazamentos, o POCO F8 Pro será equipado com o chip Snapdragon 8 Elite que, embora não seja o melhor da Qualcomm no momento, ainda é extremamente potente. O F8 Ultra, por outro lado, deve trazer o novo Snapdragon 8 Elite Gen 5, prometendo uma performance monstruosa.
Ambos também podem oferecer 12 GB ou 16 GB de RAM e opções de 256 GB ou 512 GB de armazenamento. Com um hardware assim, espera-se que os próximos lançamentos da Xiaomi entreguem um dos melhores desempenhos do mercado, sendo perfeitos para quem utiliza o aparelho em tarefas pesadas e especialmente em jogos.
Tela, bateria e outros recursos
Ao que tudo indica, o POCO F8 Pro terá um display AMOLED de 6,59 polegadas com resolução 1.5K, taxa de 120 Hz, HDR10+ e 3.500 nits de brilho máximo. O modelo Ultra deve manter essas mesmas especificações, exceto pela tamanho da tela, que pode saltar para 6,9 polegadas. Isso sugere que a Xiaomi deve continuar oferecendo um painel de extrema qualidade.
A bateria é outro destaque, já que a fabricante chinesa confirmou que o F8 Pro terá 6.210 mAh de capacidade, enquanto o F8 Ultra entregará 6.500 mAh. Quanto ao carregamento, tudo indica que ambos devem suportar 100W de potência máxima e até entregar um carregamento sem fio de 50W. Além disso, espera-se compatibilidade com 5G, Wi-Fi 7, NFC, leitor de digitais ultrassônico, certificação IP69 e som estéreo Bose.
Câmeras melhores
O conjunto de câmeras também pode ser aprimorado. Alguns vazamentos sugerem que o POCO F8 Pro terá um sensor principal de 50 MP com OIS, ultrawide de 8 MP e telefoto de 50 MP com zoom óptico de 2,5x, enquanto a câmera frontal é de 20 MP. Essa configuração é semelhante ao do seu antecessor, já que o novo modelo ganhou "apenas" o sensor telefoto, algo que por si só deve fazer diferença nas fotos.
Quanto ao POCO F8 Ultra, o aparelho pode ser lançado com três sensores de 50 MP, sendo o principal com OIS, ultrawide com campo de visão de 120 graus e um telefoto periscópico com zoom óptico de 5x. A câmera frontal também é de 50 MP. O possível hardware escolhido pela Xiaomi supera o do F7 Ultra, especialmente no sensor telefoto, já que a geração passada era limitada a zoom óptico de 2,5x.
HyperOS 3 e Android 16 de fábrica
A linha POCO F8 deve sair da caixa rodando o HyperOS 3, interface mais recente da Xiaomi baseada no Android 16. Ainda não há informações sobre o tempo de suporte, mas se a empresa manter a política da geração passada, os modelos podem receber quatro grandes atualizações de software e seis anos de pacotes de segurança.
Quando chega e por quanto?
A Xiaomi já confirmou que linha POCO F8 será lançada na Indonésia em 26 de novembro, ou seja, na próxima quarta-feira. Infelizmente, ainda não há informações sobre os preços, tampouco sabemos que esses modelos serão lançados oficialmente no Brasil, já o POCO F7, F7 Pro e F7 Ultra não foram oficializados por aqui.
Tudo bem que o F7 padrão está à venda no Brasil a algum tempo, mas apenas no mercado cinza, não pelas mãos da própria Xiaomi. Isso significa que existe a possibilidade da fabricante chinesa adotar essa mesma estratégia e deixar o país de fora ou até fazer algo completamente diferente, lançando os modelos por aqui. Mas, se isso acontecer, espere apenas o POCO F8 e talvez o F8 Pro, já que versões Ultra costumam ficar restritas a outros mercados.
Vale a pena esperar a linha POCO F8?
A linha POCO F8 promete novidades interessantes, especialmente no quesito desempenho, câmeras e bateria, então sim, vale a pena esperar esses modelos. No entanto, a grande dúvida é se eles serão lançados no Brasil oficialmente, pelo menos o F8 base, já que seu antecessor se mostrou um verdadeiro sucesso no país, mesmo sem ser vendido de forma oficial. Se a Xiaomi resolver anunciá-los por aqui, dependendo do preço, eles podem ser ótimas escolhas.