A Samsung tem uma política de atualizações que vai mudando ao passo que o smartphone fica mais velho. Lançado no começo de 2022, o Galaxy S21 FE, um dos aparelhos mais populares de sua linha, deixa de receber os pacotes de segurança mensais, uma alteração que já entrou em vigor neste início de outubro. Trata-se de um movimento natural e esperado pela fabricante, que também afeta outros modelos.

O que muda na prática?

A partir de agora, o Galaxy S21 FE passa a integrar a lista de aparelhos com atualizações trimestrais. Na prática, isso significa que os usuários receberão um novo pacote de segurança a cada três meses, e não mais mensalmente. Contudo, isso não impede a marca de lançar alguma atualização de correção urgente caso seja necessário.

Essa prática já é costumeira da marca e não nos surpreende em nada. Afinal, S21 FE chegou ao mercado com o Android 12 e já foi contemplado com 3 grandes atualizações do sistema operacional, recebendo o Android 13 e, posteriormente, o Android 14 e o 15. Com isso, a nova fase de atualizações mostra que ele está aos poucos caminhando para o fim do ciclo de atualizações.

Galaxy S21 FE - Fotógrafo: Rafa Tech
Galaxy S21 FE - Fotógrafo: Rafa Tech

Apesar da redução na periodicidade, o suporte ao modelo ainda não foi encerrado. A marca ainda está de olho nele e atenta para evitar problemas com novas atualizações de segurança. No entanto, vale notar que o smartphone vai morrer no Android 15 e não receberá infelizmente o mais recente Android 16 do google.

E o consumidor, como fica?

Para o consumidor, a mudança não representa um risco de segurança imediato. Em todo caso, serve como um aviso de que o suporte prioritário está sendo direcionado para os modelos mais recentes. É o procedimento padrão da indústria.

O Galaxy S21 FE cumpriu bem o seu papel, recebeu o que foi prometido e agora, aos poucos, abre espaço para os novos protagonistas do portfólio da Samsung. Infelizmente, tal ação é algo natural que ocorre com o tempo e com todas as marcas. Ponto final.

Fonte