A marca chinesa Vivo possui uma vasta gama de smartphones de diversas categorias, para atender todos os nichos. O grande destaque dela fica realmente nos celulares flagships, que são elogiados pela alta qualidade das câmeras, alto desempenho e baterias duradouras. Após quase 1 ano de lançamento da linha X200, vamos conferir o que a marca nos reserva de novidades para a próxima geração de tops de linha.
- Vivo X300: O compacto mais interessante de 2025
- 1. Bordas mais finas e simétricas
- 2. Bateria maior
- 3. Leitor biométrico ultrassônico
- 4. Câmeras traseiras aprimoradas
- 5. Câmera frontal com autofoco
- 6. Porta USB em versão atualizada
- 7. Dissipação de calor mais eficaz
- 8. Processador atualizado
- Vale a pena trocar o X200 Pro mini?
Vivo X300: O compacto mais interessante de 2025
A Vivo lançou pela primeira vez no ano passado um modelo compacto para compôr a linha mais premium de seus smartphones, o X200 Pro mini. Aparentemente esse aparelho fez bastante sucesso, levando a marca a alguns meses depois lançar outro compacto, o S30 Pro mini (versão chinesa) e posteriormente o X200 FE (sua versão global). Porém por mais que esse aparelho em questão trouxesse uma bateria mais parruda, a marca teve de fazer concessões como trazer câmeras inferiores e processador de uma geração anterior, o que pode não ter agradado muitos os fãs que aguardavam numa versão global do X200 Pro mini.
Agora em 2025 a marca fará uma reformulação na hierarquia da linha e deve abandonar o sufixo "Pro mini", passando a adotar tamanho compacto no modelo base da linha. Dito isso, vamos conferir algumas especificações vazadas sobre esse novo aparelho que me deixaram bastante animado e teremos 8 upgrades interessantes para uma linha de aparelhos que já era uma das especificações mais equilibradas do mundo:
1. Bordas mais finas e simétricas

Por mais que o Vivo X200 Pro mini já tivesse bordas consideravelmente pequenas, elas ainda não eram tão compactas quando comparada diretamente com o concorrente Galaxy S25 por exemplo. Além disso, se for reparar bem elas nem possuem tanta simetria assim. As bordas inferiores são levemente maiores que as bordas superiores e isso pode até passar despercebido pela maioria, mas começa a causar estranheza caso você já tenha utilizado algum celular premium com bordas perfeitamente simétricas. Com o X300 ele terá uma borda completamente simétrica e tanto a borda superior quanto a inferior possuirão o mesmo tamanho.
2. Bateria maior

A bateria que estava presente no X200 Pro mini já era espetacular para o seu tamanho: são 5.700mAh em um aparelho compacto, ou seja, o modelo com menos bateria da linha X200 supera por muito a capacidade de bateria mais parruda da linha S da Samsung de 5.000mAh.
Porém não quer dizer que esteja boa que não possa melhorar ainda mais né? Por isso, a marca deve implementar uma bateria de 6.500mAh de capacidade no Vivo X300, um upgrade considerável de 800mAh que deve garantir umas 2h a mais de autonomia em comparação ao antecessor. Levando em consideração que o modelo compacto terá toda essa capacidade, espere por algo na faixa dos 7.000mAh em modelos como X300 Pro e X300 Ultra.
3. Leitor biométrico ultrassônico

Apesar de também ser um top de linha, o X200 Pro mini trazia uma tecnologia de desbloqueio biométrico óptica (a mesma utilizada em muitos intermediários como os Galaxy A da Samsung). O novo aparelho da Vivo que será anunciado em outubro vai trazer esse upgrade também, substituindo a tecnologia óptica pela ultrassônica e garantindo uma velocidade de desbloqueio até 20% mais ágil se comparado à tecnologia do antecessor.
4. Câmeras traseiras aprimoradas
As câmeras traseiras dos tops de linha sempre foram o principal diferencial da empresa e com o Vivo X300 não será diferente. O X200 trazia um sensor LYT-818 da Sony como sensor principal, que captura fotos com altíssima definição, bom alcance dinâmico e um controle de ruídos impressionante sendo esses ruídos praticamente imperceptíveis mesmo em ambientes noturnos. Já o Vivo X300 vai trazer um sensor mais atual e poderoso de 200MP da Samsung. Além disso, a câmera telefoto também terá atualizações com autofoco para macros.
5. Câmera frontal com autofoco

Um outro ponto que me incomoda no X200 Pro mini é a falta de uma câmera frontal com autofoco. Ela possui uma qualidade até que boa, porém para dar close de produtos que testo com a câmera frontal torna-se um desafio, tendo que se afastar para que o mesmo fique em foco. No X300 isso também vai mudar e passará a contar com um sensor de 50MP com autofoco (possivelmente o mesmo que é usado atualmente pelos modelos X200 FE e X200 Ultra).
6. Porta USB em versão atualizada
A Vivo seguia na contramão da maioria das marcas Android no que diz respeito à versão da porta USB de seus tops de linha. O X200 Pro mini ainda utiliza o padrão USB 2.0 que costuma ser perdoado apenas em aparelhos intermediários. O Vivo X300 vai finalmente trazer a versão 3.2 da porta USB-C permitindo maiores velocidades de transferência de dados. É mais um upgrade bem interessante que pode atrair mais consumidores a comprá-lo.
7. Dissipação de calor mais eficaz

O Vivo X300 também deve trazer uma câmara de vapor cerca de 17% maior que o X200 Pro mini, o que pode ajudar o processador a trabalhar em uma temperatura mais amena mesmo quando estiver sob pressão. Como usuário do Vivo X200 Pro mini desde janeiro, percebi que em algumas situações o aparelho aquecia bastante e apresentava mensagem de superaquecimento e fechava o aplicativo (em geral ao exportar um vídeo em 4K pelo CapCut). Espero que a Vivo corrija isso na linha X300 com esse aumento do dissipador.
8. Processador atualizado

Acredito que esse seja o quesito mais óbvio para a maioria das pessoas. O Vivo X300 receberá o novo processador Dimensity 9500, que é a evolução natural do 9400 presente no X200 Pro mini. Esse processador terá uma capacidade ainda maior de poder de processamento e deve ser ainda mais eficiente, ajudando na economia de bateria do dispositivo. A Mediatek é uma marca que teve um histórico meio polêmico com os processadores de uns 10 anos atrás, porém ela deu a volta por cima e hoje consegue competir de igual ou até superar os Snapdragons equivalentes em performance e eficiência energética.
Vale a pena trocar o X200 Pro mini?
Como usuário desse aparelho há 9 meses, afirmo que esse celular supre a maioria das pessoas em todos os sentidos: Ele possui um processador muito poderoso, conjunto de câmeras excelente, bateria duradoura e tela de qualidade. Sendo assim caso você o tenha, pode tranquilamente segurá-lo por mais alguns anos.
Entretanto caso a marca de fato entregue esses upgrades de frontal como autofoco na frontal e leitor ultrassônico vai ser muito bom, uma vez que eram justamente os pontos que faltavam para tornar o X200 Pro mini um compacto perfeito. A Vivo vai ser capaz de mostrar ao mundo que é possível sim tornar um aparelho que já era incrível em um aparelho melhor ainda, sendo justificável a troca do modelo antecessor por ele.
Vale a pena trocar o X200 Pro mini no X300?
Sim. Apesar do modelo anterior ser excelente em todas as especificações, o Vivo X300 trará upgrades interessantes que justificam a troca como câmeras principal e telefoto melhores, melhor velocidade de transferência de dados na porta USB-C, autofoco na câmera frontal e leitor de digital ultrassônico.