O carregamento sem fio Qi2 promete ser o MagSafe dos dispositivos Android. O motivo disso é a semelhança da nova geração da tecnologia de carregamento sem fio com o MagSafe do iPhone. Inclusive, devido a isso e ao envolvimento da Apple no desenvolvimento do Qi2, é provável que acessórios com MagSafe sejam compatíveis com dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional do Google.

Quais os benefícios do carregamento sem fio Qi2?

O que o carregamento sem fio Qi2 (Wireless Charging Qi2) tem a oferecer. Fonte: mobilefun
O que o carregamento sem fio Qi2 (Wireless Charging Qi2) tem a oferecer. Fonte: mobilefun

Os dispositivos com suporte ao carregamento sem fio Qi2 possuem imãs internamente para alinhar mais facilmente com a bobina que realiza a transferência de energia. Isso significa uma eficiência maior na velocidade do carregamento, além de uma diminuição no aquecimento excessivo, que ocorre quando não há um bom alinhamento entre as bobinas e causa a diminuição da vida útil da bateria.

Outro ponto interessante do Qi2 é a capacidade de identificar quando um dispositivo não certificado ou incompatível está na base de carregamento. Desta forma se evita danos e somente dispositivos certificados serão recarregados.

Houve tambem uma melhoria na velocidade de carregamento no Qi2. Agora a velocidade de carregamento padrão é de 15W, consideravelmente maior que os 7,5W do Qi1.

É importante lembrar que existem formas de atingir velocidades mais altas de carregamento através de carregadores proprietários desenvolvidos para certos modelos de celular ou tablet.

Por fim, os imãs presentes em dispositivos com carregamento Qi2 podem servir simplesmente como suporte, já que seu poder de fixação é bom e não provoca danos para o smartphone.

Finalmente vamos nos livrar dos acessórios de má qualidade

Imagem ilustrativa de acessórios de carregamento sem fio Qi1 de má qualidade. Fonte: bigcommerce
Imagem ilustrativa de acessórios de carregamento sem fio Qi1 de má qualidade. Fonte: bigcommerce

Você já deve ter notado que o carregamento sem fio Qi, tambem chamado de Qi Wireless Charging, nunca foi muito popular. É mais fácil você encontrar uma pessoa recarregando a bateria do iPhone através do MagSafe do que um usuário de smartphone Android usando a tecnologia de carregamento sem fio Qi.

Essa diferença de popularidade entre as tecnologias de carregamento se dá devido à experiência dos usuários com elas. Para que o carregamento sem fio funcione adequadamente, é necessário que as bobinas de carregamento sem fio, localizadas internamente na traseira dos celulares, se alinhem perfeitamente com o suporte utilizando para carregar a bateria. Como a primeira geração da tecnologia Qi não utiliza imãs, o alinhamento torna-se um grande desafio.

Os acessórios com suporte ao carregamento sem fio Qi, vendidos no mercado atualmente, oferecem em sua maioria uma péssima experiência. Geralmente, suportes de celular com tecnologia de carregamento Qi não conseguem segurar adequadamente o aparelho, causando lentidão no carregamento e aumentando a geração de calor, fazendo com que a saúde da bateria seja degradada mais rapidamente.

Mesmo em casos em que é utilizado um imã com fita dupla face para pregar na capa (case) do celular para melhorar o alinhamento com a bobina de carregamento sem fio, por vezes a cola é fraca e esse imã acaba caindo. Uma forma de amenizar isso é colando o imã na parte interna da capa do smartphone.

Conclusão

Com a implementação da tecnologia de carregamento sem fio Qi2 nos celulares e acessórios utilizados para recarregar a bateria, as pessoas terão uma melhoria considerável na experiência. Além disso, tudo indica que acessórios compatíveis com o MagSafe tambem irão servir para dispositivos Android, garantindo uma possibilidade maior para obter um produto de qualidade.

É interessante notar que o MagSafe é utilizado no iPhone desde a série iPhone 12, fazendo com que haja uma grande abundancia de acessórios que poderão ser utilizados em smartphones Android com suporte ao carregamento Qi2.

Acessório de carregamento sem fio compatível com Qi2 e MagSafe. Fonte: androidauthority
Acessório de carregamento sem fio compatível com Qi2 e MagSafe. Fonte: androidauthority

O que achou desta nova tecnologia de carregamento sem fio que está chegando para smartphones Android? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!