Toda vez que a Apple lança um novo iPhone, a empresa faz o seu melhor para comercializá-lo como o smartphone mais avançado de todos os tempos. Mas na maior parte do tempo, isso simplesmente não é o caso.Seja o entalhe, a falta de um iPhone dobrável, ou o fato de que ainda estamos presos com o conector Lightning, de muitas maneiras o iPhone parece irremediavelmente ainda estar atrás do Android.

Diante disso, vamos te mostrar abaixo, 5 pontos que mostram que o iPhone está lutando para alcançar o Android. E ainda não conseguiu!

5 pontos que mostram que o iPhone ainda não superou o Android

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

1. Dynamic Island

Fomos apresentados ao infame entalhe da Apple em 2017 com o lançamento do iPhone X. E mais de meia década depois, ele ainda está bem vivo nos smartphones da marca. Mesmo que a Apple tenha encolhido um pouco o entalhe ao longo dos anos, se você pegar um modelo padrão do iPhone hoje, ele ainda terá um entalhe como o seu último iPhone fez.

Em 2022, a Apple finalmente lançou uma Ilha Dinâmica no iPhone 14 Pro e Pro Max. Ao invés de um entalhe à moda antiga, a Apple moveu o pacote de sensores dianteiros para um grande recorte em forma de pílula na parte superior da tela do iPhone.

Embora a Apple tenha decidido transformar o entalhe em uma ilha, ele realmente não diminuiu. Como a Ilha Dinâmica da Apple fica muito mais baixa no display do iPhone do que o entalhe, na verdade é mais intrusivo do que antes. Ainda mais quando o seu iPhone está no modo paisagem.

Assim, enquanto a maioria das pessoas era capaz de ignorar o entalhe enquanto assistia filmes ou jogos, a Ilha Dinâmica se destaca. A verdade é que, embora muitos telefones Android tenham tido pequenas câmeras furadas há anos, o iPhone ainda parece anos longe de uma só.

2. Um iPhone dobrável é apenas um sonho por enquanto

Divulgação: Samsung
Divulgação: Samsung

Vamos combinar: Os telefones dobráveis não são mais novidade. O Galaxy Fold original surgiu em 2019, e em apenas alguns anos, a Samsung conseguiu transformar telefones dobráveis de brinquedos caros, para dispositivos que quase todo mundo deveria considerar comprar.

O Galaxy Fold está liderando o pacote quando se trata de telefones dobráveis, mas não é o único dispositivo dobrável. Já vimos dispositivos como o Motorola Razr e a série Samsung Galaxy Z Flip continuarem a ultrapassar limites e repensar o fator de forma do smartphone em grande estilo.

Mas quando você o modo como a Apple está fazendo os seus iPhones, é possível perceber que os smartphones são sempre tradicionais. Em suma, a Apple ainda não lançou um iPhone dobrável, e parece não ter planos de lançar um em um futuro próximo.

A Apple sempre foi firme em fazer as coisas à sua maneira, mesmo que não seja o mesmo rumo para onde a maioria da indústria está indo. Toneladas de laptops Windows têm telas sensíveis ao toque há anos, mas ainda não temos um MacBook touch screen. Assim, embora telefones dobráveis estejam se tornando cada vez mais comuns, talvez nunca vejamos essa tecnologia no iPhone.

3. O iPhone ainda não tem USB-C

Créditos: M3 Mídia
Créditos: M3 Mídia

É triste que estejamos dizendo isso, mas o USB-C ainda não está disponível no iPhone. Enquanto a maioria dos telefones Android fez a mudança para USB-C anos atrás, o iPhone está preso ao conector Lightning desde que o iPhone 5 foi lançado em 2013.

Não é segredo que manter o iPhone no Lightning faz com que a Apple faça dinheiro. As empresas são forçadas a pagar taxas de licenciamento à Apple se quiserem fazer cabos e acessórios Lightning. Embora isso possa ser uma vitória para a Apple, definitivamente não é uma vitória para os consumidores.

Ao comparar o cabo USB-C, com o conector Lightning, é possível ver que esse último carrega mais devagar. Além disso, ele não tem quase as mesmas velocidades de transferência de dados.

Embora a Apple tenha sido firme em manter o iPhone Lightning até agora, em 2022, a UE promulgou uma lei forçando os fabricantes a adicionar USB-C a quaisquer novos dispositivos vendidos dentro de seu território. Isso significa que provavelmente veremos um iPhone USB-C em um futuro próximo.

4. Carregamento sem fio

O carregamento sem fio é um recurso que muitas pessoas usam todos os dias. Mas, embora seja ótimo usar uma almofada de carregamento para impulsionar seu telefone, muitos telefones Android podem se transformar em uma almofada de carregamento sem fio.

O carregamento sem fio reverso permite que você use a bateria do seu telefone como um pacote de carregamento sem fio portátil. Isso significa que você pode carregar fones de ouvido sem fio, smartwatches ou qualquer outro acessório compatível diretamente do seu telefone.

Infelizmente, os usuários de iPhone não têm acesso a esse recurso. O iPhone tem ótimos recursos exclusivos de carregamento sem fio como o MagSafe. Entretanto, adoraríamos ver um iPhone que pode reverter a carga sem fio de seus outros dispositivos também.

5. O iPhone não tem a melhor câmera de smartphone do mundo

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

Todos os anos, a Apple comercializa a câmera do iPhone como um dos maiores pontos de venda. Mas enquanto a câmera do iPhone não é ruim, alguns telefones Android estão a frente do aparelho da Apple.

Em suma, a Apple trouxe grandes atualizações de câmeras para o iPhone 14 Pro. E isso, aumentou a resolução da câmera principal de 12 para 48 megapixels. No entanto, isso não é nada comparado com o enorme sensor de 108 megapixels presente no Galaxy S22 Ultra.

E isso é mais do que apenas um número impressionante em uma folha de especificações. Quando comparado com o iPhone 14 Pro, o Galaxy S22 Ultra oferece cores mais vibrantes, melhor desempenho com pouca luz e oferece um incrível recurso de zoom digital de 100x.

Não é segredo que o iPhone tem uma ótima câmera. E a maioria das pessoas vai ficar satisfeita com isso. Mas, se você está falando sério sobre fotografia e quer a melhor câmera possível em um smartphone, você provavelmente não vai encontrá-la no iPhone.