Se você olhar para o seu celular, especialmente na parte inferior, pode notar um pequeno buraco. Mas calma, não é um erro de design nem algo quebrado. Esse buraco tem um propósito importante! Como você vai ver neste artigo, esse "buraquinho" (que ás vezes pode ser mais de um, dependendo do modelo) pode ser encontrado tanto em smartphones Android como também em iPhones.

Para que serve esse furinho no celular?

Esse é o buraquinho do microfone secundário do POCO X6 Pro
Esse é o buraquinho do microfone secundário do POCO X6 Pro

Esse furinho, que geralmente está perto da entrada do fone de ouvido ou da porta de carregamento, nada mais é que um tipo de microfone secundário, mas funciona de maneira diferente do microfone principal, que está geralmente na parte inferior do celular. O microfone primário é usado para transmitir a sua voz para a pessoa do outro lado da linha, diferente desse microfone secundário que fica em torno da carcaça ou até na parte traseira do aparelho.

O objetivo desse microfone secundário é reduzir os ruídos externos que podem atrapalhar a qualidade do som durante uma chamada ou gravação de áudio. Imagine estar em uma rua movimentada com carros e motos barulhentos, e alguém te liga. Esse microfone secundário ajuda a captar sua voz de forma mais clara, minimizando os sons indesejados ao redor.

Nos iPhones, esse microfone fica localizado na traseira perto do módulo de câmeras
Nos iPhones, esse microfone fica localizado na traseira perto do módulo de câmeras

Durante as gravações de áudio, esse pequeno orifício trabalha como um tipo de "filtro de ruído", tentando melhorar a qualidade do som, removendo barulhos indesejados. Portanto, embora seja pequeno e fácil de ignorar, esse buraco desempenha um papel importante para garantir que as chamadas e gravações no seu celular tenham um áudio mais claro e nítido. Portanto, é uma boa ideia mantê-lo limpo e evitar colocar objetos que possam danificar esse microfone.

E aí, você sabia dessa? Deixe seu comentário abaixo!