A Samsung é uma gigante empresa sul-coreana fabricante de smartphones que a cada ano costuma lançar diversos modelos das mais diversas faixas de preço. Futuramente a marca deve anunciar seu novo aparelho para concorrer na categoria intermediária: o Galaxy A55 5G. Confira mais detalhes que foram vazados sobre o novo smartphone nessa matéria do Oficina da Net, além da possível data de lançamento e ficha técnica.

Galaxy A55 5G virá pra brigar na categoria dos intermediários

O novo Galaxy tem a proposta de trazer aquele famoso celular "BBB": Bom, Bonito e Barato. Ele foi feito para as pessoas que precisam de um aparelho que tenha um conjunto equilibrado para as mais diversas tarefas do dia a dia sem gastar tanta grana. Vamos conferir quais as especificações técnicas vazadas sobre ele.

ÍNDICE

Data de lançamento

Segundo o site do SamMobile, o aparelho será lançado na Europa já em março de 2024. O valor de lançamento não foi revelado ainda, mas com certeza não sairá por menos de R$2.899 aqui no Brasil. Quando ele chegar por aqui eu trarei a matéria com as informações devidamente atualizadas.

Design e acabamento

O acabamento traseiro do aparelho será inteiramente de vidro como já é de se esperar, já que o antecessor também traz. A novidade fica por conta de que aparentemente o aparelho contará com um frame de metal (um upgrade em relação ao frame de plástico do Galaxy A54). Já em relação ao design do Galaxy A55 5G, ele seguirá a mesma tendência já vista em outros modelos desse ano. Três sensores traseiros alinhados verticalmente em um formato de semáforo. A diferença fica por conta de uma nova protuberância na lateral do aparelho como podemos ver no post no 𝕏 feito abaixo (o que aparenta ser uma possível identidade visual reformulada para 2024).

Processador e memórias

O novo smartphone da Samsung deve vir com um novo processador que é sucessor do Exynos 1380 5G que equipou o Galaxy A54 5G que já passou por testes aqui no canal Roda Liso, o Exynos 1480 5G. Essa deve ser a primeira vez que a Samsung adicionará uma GPU da AMD em um chipset intermediário, espero que essa parceria dê certo e consiga ter uma performance boa, com bom gerenciamento de bateria e sem causar superaquecimento e thermal throttling. Em relação às capacidades de memória, o aparelho deve contar com 2 variantes sendo uma mais modesta com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento e uma mais parruda que chegará com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento.

O Galaxy A55 5G trará o Exynos 1480 como processador, sendo o primeiro intermediário da marca com GPU AMD
O Galaxy A55 5G trará o Exynos 1480 como processador, sendo o primeiro intermediário da marca com GPU AMD

Tela

O aparelho deve vir equipado com uma tela de tecnologia Super AMOLED de resolução Full HD+ e a taxa de atualização de 120Hz (algo muito parecido com que temos no Galaxy A54). Não podemos dizer que não esperávamos essa tela pois o mínimo que a empresa deveria fazer era manter a tela do antecessor ao invés de regredir. Entretanto, vale ressaltar que é interessante saber que a pessoa não precisa desembolsar uma nota altíssima em um aparelho de flagship para contar com uma tela de ótima qualidade para assistir seus filmes e séries favoritos e uma boa fluidez para rodar seus games.

O Galaxy A55 deve ter uma tela com qualidade parecida com o seu antecessor
O Galaxy A55 5G deve ter uma tela com qualidade muito parecida com o seu antecessor Galaxy A54 5G

Câmeras

O conjunto de câmeras desse aparelho será intermediário como já esperado da categoria. Todavia isso não necessariamente significa que será um ponto negativo do aparelho, uma vez que seu antecesor consegue se equiparar ou até mesmo superar outros aparelhos da mesma categoria que se sobressaiam nesse quesito. Em relação aos sensores presentes no aparelho, teremos um principal de 50MP f/1.8 com OIS (algo bem interessante para a categoria), além de um ultrawide de 12MP f/2.2 e um sensor de 5MP f/2.4 para realizar aquelas fotos em modo macro.

O Galaxy A55 5G terá câmera principal de 50MP, e os outros sensores também são semelhantes ao A54
O Galaxy A55 5G terá câmera principal de 50MP, e os outros sensores também são semelhantes ao Galaxy A54 5G

Bateria e carregamento

A bateria desse aparelho tende a agradar a maioria das pessoas pois conta com 5000mAh. Falar que é uma capacidade de bateria impressionante seria fake news da minha parte, uma vez que já se popularizou e virou padrão de mercado há um tempinho. Raramente vemos aparelhos básicos ou intermediários com menos de 5000mAh no mercado atual e por isso não é algo que necessariamente torne um destaque do aparelho em relação aos concorrentes. Apesar disso, a expectativa é que sua duração seja tão boa quanto a do Galaxy A54 5G.

#CelularesCapac.Cons. (%)StandByCargaTela Ligada
14°Samsung Galaxy A54 5G5.0007715:00h01:57h+7h45min
29°Motorola Edge 40 Neo5.0008615:00h00:47h+7h45min
36°Realme 11 Pro Plus5.0008815:00h00:28h+7h45min

Já quanto ao carregamento, aqui temos algo negativo. O que se tornara um ponto positivo para aparelhos como o futuro Galaxy A25 5G, passa a ser desvantagem para o Galaxy A55 5G. Esse aparelho terá uma suporte a uma velocidade de carga de até 25W (o que é excelente para um aparelo de categoria básica, mas não para um aparelho intermediário). Temos no mercado por exemplo, modelos como o Moto Edge 40 Neo 5G e o Realme 11 Pro+ 5G que possuem 68W e 100W respectivamente.

É uma vergonha termos suporte de apenas 25W de carregamento em um aparelho desta categoria
É uma vergonha termos suporte de apenas 25W de carregamento em um aparelho desta categoria
Você compraria o Galaxy A55 5G? 47,87% 38,83% 13,30%