Um dos pontos mais importantes na hora de comprar um novo smartphone é a autonomia da bateria, afinal, ninguém quer ficar andando por aí com um carregador na mochila ou preocupado se a carga vai durar o dia todo. Por isso, vamos te mostrar quatro celulares para esquecer nessa Black Friday se você precisa de uma bateria competente.

Galaxy S23

O Galaxy S23 é um smartphone interessante em diversos aspectos, entregando um processador topo de linha, design elegante, resistência à água e ótimas câmeras. No entanto, quando falamos de bateria, o dispositivo não é um dos melhores.

Devido ao corpo compacto, a bateria precisou ser reduzida, oferecendo 3.900 mAh que, em nossos testes, não aguentou todo o período e fez 7 horas e 40 minutos de tela ligada. Isso significa que, ao terminar o dia de uso intenso, pode ser que você precise colocar o aparelho para carregar antes do tempo.

Moto G73 5G

O Moto G73 5G é uma opção interessante nessa Black Friday, oferecendo aos consumidores uma câmera principal muito boa, desempenho satisfatório para o uso diário e som estéreo com Dolby Atmos. Mas se você precisa de uma bateria com grande autonomia, ele não é a melhor escolha.

Vídeo incorporado do YouTube

Em nossos testes, que consiste em executar 7 cenários intensos, simulando uso constante de um dia, sua bateria de 5.000 mAh não foi capaz de aguentar 7 horas e 40 minutos de tela. Vários outros smartphones com menos capacidade conseguiram chegar ao final do teste, não foi o caso do Moto G73 5G, que somou 7 horas e 30 minutos. Isso significa que você pode chegar ao final do dia sem bateria.

POCO F4 GT

A Xiaomi não economizou no hardware do POCO F4 GT, sendo um dos melhores celulares que já passou no nosso ranking de jogos e um dos poucos que consegue pegar 60 frames no Fortnite, por exemplo. Porém, quando o assunto é bateria, a situação muda completamente, fazendo com que esse modelo não seja uma opção interessante na Black Friday.

Vídeo incorporado do YouTube

Apesar do POCO F4 normal ter ido bem em nosso teste de bateria, o F4 GT acabou ficando sem carga numa das etapas finais, no teste de estresse. Mesmo tendo uma célula de energia maior, somando 4.700 mAh contra 4.500 mAh do modelo padrão, esse aparelho gasta bastante energia. Ele registrou 7 horas e 30 minutos e acabou "apagando" antes do esperado, uma decepção para quem precisa de uma bateria competente.

iPhone SE 3 (2022)

Nem a Apple escapou dessa lista. O iPhone SE de 3ª geração, lançado em março de 2022, chegou com a proposta de agradar os fãs da Maçã que não podem pagar o preço de uma moto em um celular. Apesar dele entregar um processador A15 Bionic, o mesmo do iPhone 14 e do iPhone 13 Pro Max, a bateria deixa muito a desejar.

iPhone SE 3 (2022)
iPhone SE 3 (2022)

Esse modelo compacto da Apple entrega apenas 2.018 mAh, um valor bem abaixo da média de celulares Android e até mesmo de iPhones lançados no mesmo ano, como o iPhone 14, com 3.279 mAh. Por essa razão, o iPhone SE de 3ª geração é uma péssima escolha no quesito bateria e também em outras questões — não é à toa que ele e o POCO F4 GT entraram na nossa lista de piores celulares para comprar em 2023.