Não há como negar que a posição da Samsung na indústria de smartphones é algo que raramente pode ser contestado. A marca coreana tem lançado excelentes smartphones há anos, e o melhor é que você tem muitos modelos para escolher, então mesmo que você não esteja procurando por modelos topo de linha, há muitos smartphones custo benefício da Samsung para escolher.

O que você precisa saber:

  • No segundo trimestre de 2023, a Samsung conseguiu enviar 6,6 milhões de smartphones nos Estados Unidos, capturando 24% da participação de mercado. No entanto, isso representa uma queda de 3% em relação ao ano passado.
  • Apesar da queda geral nas vendas, a Samsung conseguiu vender 23% mais smartphones premium em comparação com o ano anterior.

Vendas de smartphones nos EUA

Um novo relatório informa que a Samsung conseguiu vender 6,6 milhões de smartphones nos Estados Unidos durante o segundo trimestre de 2023. Isso permitiu que a empresa capturasse 24% da participação de mercado, e embora isso seja uma conquista impressionante por si só, ainda é 3% a menos do que no ano passado, quando a empresa enviou 9 milhões de unidades. A explicação para essa queda se deve principalmente à alta inflação, a queda do mercado de trabalho e uma recessão econômica geral.

Vendas da Samsung em 2023, segundo trimestre nos Estados Unidos, relatórios canalys
Vendas da Samsung em 2023, segundo trimestre nos Estados Unidos, relatórios canalys

Por outro lado, a boa notícia é que a Samsung conseguiu vender 23% mais smartphones premium quando comparamos os dados com o ano passado, então ainda estamos vendo coisas boas. A Apple, a maior concorrente, enviou 14,8 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2023, o que lhe dá uma participação de mercado impressionante de 54% nos EUA. No entanto, mesmo a Apple experimentou uma queda de 3,7 milhões de unidades em comparação com os números do ano passado.

Queda na Samsung, Apple e Google

A Samsung e a Apple não foram as únicas a experimentar a queda nas remessas nos EUA, pois todas as outras marcas, exceto a Google, passaram por isso. A Google, por sua vez, viu um aumento massivo de 59% nas remessas em comparação com o ano passado. No entanto, os números ainda não são tão impressionantes, porque a empresa só conseguiu enviar 1,2 milhão de unidades do Pixel e terminou com uma participação de mercado de 4%.

E no Brasil?

Podemos dizer que já há muito tempo, a Samsung lidera o número de vendas de celulares no mercado brasileiro e com boa sobra. A gigante sul-coreana tem uma fatia de aproximadamente 37% de todo o mercado brasileiro.Nos últimos 12 meses, a maior fatia da Samsung no Brasil foi em novembro de 2022, quando tinha 43.49%.

Em segundo lugar temos a Motorola, que tem praticamente a metade do que tem a Samsung. A empresa ocupa a segunda colocação no Brasil com uma participação atual de cerca de 18% de todo o mercado nacional. A Apple é atualmente a terceira colocada no mercado de smartphones no Brasil e tambem possui uma participação de 18%.

Honestamente, não me surpreende que a Samsung ocupe o primeiro lugar para telefones Android. Considerando que a empresa é conhecida por produzir alguns dos melhores smartphones que temos a chance de ver, e o mercado Android, apesar de estar saturado, é dominado exclusivamente pela empresa sul-coreana, e por um bom motivo. Independentemente do ponto de preço, a empresa tem algo a oferecer para todos, continuando a entregar telefones melhores à medida que avançamos.