Atualmente existem diversas empresas que disputam entre si para ver quem fabrica os melhores celulares. As marcas mais conhecidas pelos usuários brasileiros são a Samsung, a Apple e a Motorola. Entretanto poucos deles conhecem um grupo chinês gigantesco que trouxe a união de 4 marcas de smartphones muito renomadas na parte oriental do globo. Confira quais são essas marcas e os seus respectivos aparelhos mais parrudos.

Mas afinal, o que é o grupo BBK Electronics?

A BBK Electronics Corporation é uma multinacional que foi fundada pelo chinês Duan Yongping na década de 90. Essa empresa inicialmente foi criada com a proposta de vender alguns aparelhos eletrônicos, televisores, MP3, celulares e muitos outros. Ela foi uma das marcas mais renomadas e que mais cresceu no fornecimento de produto para o próprio mercado chinês e cresceu bastante internacionalmente também. Após algum tempo ela começou a vender smartphones através de 4 submarcas (empresas essas que permanecem de pé até hoje) e agora vamos falar sobre elas.

ÍNDICE

1. Oppo

A OPPO foi a primeira submarca a ser criada dentre as pertencentes ao grupo BBK
A OPPO foi a primeira submarca a ser criada dentre as pertencentes ao grupo BBK

A primeira marca a surgir no grupo BBK Electronics foi a Oppo. Ela teve seu nome registrado em 2001, porém ela só foi lançada de fato no ano de 2004. No início a empresa focava mais em trazer produtos como leitores MP3 e leitores MP4. A marca só começou a entrar no mundo dos celulares com o simpático Oppo A103 (também conhecido por Oppo Smile, pelo fato do design traseiro possuir uma carinha amigável). Já o seu primeiro smartphone foi anunciado em 2011 e se chamava Oppo X903. A interface que equipa os smartphones da Oppo e que está presente até os dias atuais é a ColorOS, anunciada em 2013 pela empresa e que serve de base para as interfaces de outras duas marcas que falaremos abaixo. Atualmente a Oppo é uma das marcas que mais cresce no mercado e ela possui smartphones com especificações de ponta, além de produzir algumas soluções tecnológicas que são compartilhadas com suas marcas "irmãs" OnePlus e Realme.

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui, trata-se do Oppo Find X6 Pro 5G. Esse aparelho conta com tudo o que há de mais top no mercado como o chipset Snapdragon 8 Gen 2, tela curvada Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até 16GB de RAM e 512GB de espaço interno. Além disso, esse aparelho possui 3 sensores traseiros da Sony que são flagships (IMX 989 no sensor principal e IMX 890 nos sensores ultrawide e telefoto). Já na sua câmera frontal ele conta 32MP. Esse fato aliado com a parceria da empresa com a Hasselblad e a criação de um chip próprietário para processamento de imagens MariSilicon, faz com que ele seja um dos melhores aparelhos do mundo em câmeras.

OPPO Find X6 Pro é bem poderoso e traz uma traseira em couro vegano bem imponente (Foto: Phone Arena)
OPPO Find X6 Pro é bem poderoso e traz uma traseira em couro vegano bem imponente (Foto: Phone Arena)

2. Vivo

Vivo é a segunda marca do grupo BBK a ser criada e nada tem a ver com a operadora de telefonia brasileira.
Vivo é a segunda marca do grupo BBK a ser criada e nada tem a ver com a operadora de telefonia brasileira.

A Vivo é a 2ª empresa mais antiga do grupo BBK e foi criada em 2009, seu primeiro smartphone foi lançado em 2012 e foi o Vivo X1 (aparelho esse que na época de seu lançamento ganhou título de aparelho mais fino do mundo). Ela é a única empresa do grupo BBK (juntamente com a sua subsidiária iQOO) que não utiliza uma interface de usuário baseada na ColorOS da "mãe Oppo". Sendo assim, essa empresa utiliza até hoje nos seus aparelhos duas opções de interface a depender da região: OriginOS (Voltada para o mercado chinês e a mais comum e barata) e a FunTouchOS (Voltada para o mercado global, porém é uma raridade e quando aparece possui valores mais salgados). Essa empresa também costuma ter uma excelente qualidade de câmeras e possui parceria com a ZEISS e um software de câmera bem redondinho para oferecer uma ótima experiência fotográfica mesmo para usuários que sejam mais exigentes.

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui, trata-se do Vivo X90 Pro+ 5G. Esse aparelho conta com especificações dignas de um flagship como o chipset Snapdragon 8 Gen 2, tela curvada Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até 12GB de RAM e 512GB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 4 sensores traseiros sendo uma principal IMX 989 de 50MP, uma ultrawide IMX598 de 48MP, uma IMX758 para modo retrato e uma OV64B da Omnivision para a telefoto. Já na sua câmera frontal ele conta 32MP. Portanto assim como o Oppo, esse aparelho tem uma das melhores câmeras que você pode encontrar no mercado.

Vivo X90 Pro Plus é o aparelho mais premium que a marca possui (Foto: Phone Arena)
Vivo X90 Pro Plus é o aparelho mais premium que a marca possui (Foto: Phone Arena)

3. OnePlus

OnePlus é uma empresa que é muito conhecida pela excelente fluidez de sua interface OxygenOS
OnePlus é uma empresa que é muito conhecida pela excelente fluidez de sua interface OxygenOS

Já a OnePlus é uma empresa um pouquinho mais recente e foi criada em 2013 pelo Pete Lau (ex-vice presidente da Oppo) e pelo Carl Pei. O principal objetivo da empresa era entregar smartphones com especificações de ponta a um preço mais reduzido. Infelizmente a OnePlus saiu um pouco desse foco com o lançamento com OnePlus 10 Pro 5G (aparelho parrudo mas salgado), entretanto parece que ela quer voltar a recuperar o trono com o lançamento mais premium dela. Um dos maiores feitos dela foi em relação à excelente fluidez que a interface OxygenOS possui. Antigamente era uma interface proprietária e independente que era uma das (senão a mais fluida do mercado Android), mas atualmente ela é totalmente baseada na ColorOS da Oppo (o que não torna a interface ruim, já que a ColorOS é uma interface bem rápida e com boas funcionalidades).

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui, trata-se do OnePlus 11 5G. Esse aparelho tem como missão trazer um conjunto poderoso sem elevar tanto seu preço. Quanto a sua ficha técnica, ele conta com o chipset Snapdragon 8 Gen 2, tela curvada Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até 16GB de RAM e 512GB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo uma principal IMX 890 de 50MP, uma ultrawide IMX 581 de 48MP e uma IMX 709 para a telefoto. Já na sua câmera frontal ele conta 16MP.

O OnePlus 11 5G é o aparelho mais premium da marca até o momento e ele passou por testes no canal
O OnePlus 11 5G é o aparelho mais premium da marca até o momento e ele passou por testes no canal

4. Realme

A Realme é a marca mais recente do grupo BBK e ela possui apenas 5 anos de vida.
A Realme é a mais recente do grupo BBK e ela possui apenas 5 anos de independência da Oppo e 13 anos no total.

Por último mas não menos importante temos ela, a Realme. Essa marca busca trazer os preços mais em conta dentre as 4 marcas do grupo BBK e é a mais nova do grupo. Foi criada em 2010 como uma submarca para a Oppo criar uma nova linha de eletrônicos, tanto é que seus primeiros lançamentos de aparelhos eram lançados com a própria ColorOS da Oppo. A partir de 2018 a Realme já se tornou uma marca independente, porém ainda mantinha a ColorOS na maioria dos seus aparelhos. Ela só foi ter "sua própria interface" a partir de 2020 com o anúncio da 1ª Geração da Realme UI. Atualmente já estamos na 4ª Geração da interface e adivinhem só, temos uma interface que é exatamente o mesmo visual da atual ColorOS. Em 2021 foi quando a marca decidiu arriscar vir para o Brasil e seu primeiro lançamento em terras tupiniquins foi a família Realme 7.

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui na China, trata-se do Realme GT 5 5G. Quanto a sua ficha técnica, ele conta com o chipset Snapdragon 8 Gen 2, tela plana Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até insanos 24GB de RAM e 1TB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo uma principal IMX 890 de 50MP, uma ultrawide IMX 355 de 8MP e uma 2MP para a macro. Já na sua câmera frontal ele conta 16MP.

O Realme GT 5 5G é o aparelho mais poderoso da empresa lançado na China, ainda sem previsão no BR (Foto: Realme/Reprodução)
O Realme GT 5 5G é o aparelho mais poderoso lançado na China, ainda sem previsão no BR (Foto: Realme/Reprodução)

Já aqui no Brasil, o aparelho mais top da empresa é o Realme GT 2 Pro lançado em maio de 2022. A sua ficha técnica envolve um chipset Snapdragon 8 Gen 1, tela plana Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e em versão única com 12GB de RAM e 256GB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo uma principal IMX 766 de 50MP, uma ultrawide ISOCELL S5KJN1 de também de 50MP e uma 3MP para uma função de microscópio. Já na sua câmera frontal ele conta 32MP.

O Realme GT 2 Pro é o que a marca pode oferecer de melhor para o consumidor brasileiro (Foto: Realme/Reprodução)
O Realme GT 2 Pro é o que a marca pode oferecer de melhor para o consumidor brasileiro (Foto: Realme/Reprodução)
Qual marca mais te interessou? 37,50% 25,00% 18,75% 18,75%