A Apple está trabalhando no desenvolvimento do iOS 16.4. Essa versão, que teve sua segunda beta liberada recentemente para desenvolvedores, entrega uma novidade importante para os usuários brasileiros: a ativação do 5G Non-Standalone (NSA), ou 5G "puro", como também é conhecido. O novo padrão deve permitir velocidades a partir de 1 gigabit por segundo (Gbps).

Potência máxima

Em sua conta no Twitter, o usuário Vitor Gomes revelou que a segunda beta do iOS 16.4 permite a ativação do 5G "puro". As imagens mostram que o padrão já pode ser habilitado nas configurações de rede do aparelho, mas não em todas as operadoras.

Na verdade, a opção está disponível para clientes da Vivo que utilizam chip 5G ou eSIM. Na TIM, o recurso também aparece, mas não pode ser ativado com eSIM. Infelizmente, os usuários da Claro ainda não têm acesso ao 5G Non-Standalone, já que a opção sequer é exibida.

A nova beta do sistema operacional móvel da Apple também chegou para renomear o recurso "VIVO Voz WiFi", que agora se chama apenas "VIVO Wi-Fi". Essa função permite enviar e receber mensagens SMS utilizando a rede Wi-Fi, eliminando a necessidade do sinal da operadora.

Por enquanto, não há informações sobre quando a Apple pretende liberar a versão final do iOS 16.4, mas quando isso acontecer, os usuários brasileiros de iPhone terão acesso a uma conexão 5G consideravelmente mais rápida, com números que devem ultrapassar os valores oferecidos pelo padrão DSS.