Os legisladores da União Europeia chegaram a um acordo sobre a lei que força futuros celulares vendidos na Europa, incluindo o iPhone, a virem com porta USB-C. O prazo para trazer o carregamento com fio via USB-C para os próximos lançamentos de smartphones é até 2024. Essa mesma obrigatoriedade se aplica a tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, consoles portáteis e e-readers (os notebooks terão de cumprir o mesmo posteriormente).

A legislação que tem como objetivo tornar a porta USB-C universal para todos os dispositivos mobile está em trâmite há mais de uma década. Mas, finalmente, ela foi aprovada nesta manhã após negociações em diferentes órgãos da União Europeia. O relator do Parlamento Europeu, Alex Agius Saliba, diz, em comunicado à imprensa:

Hoje tornamos o carregador comum uma realidade na Europa! Os consumidores europeus ficaram frustrados por muito tempo com vários carregadores se acumulando a cada novo dispositivo. Agora eles poderão usar um único carregador para todos os seus eletrônicos portáteis.

Abaixo o tweet do perfil oficial do IMCO Comittee:

O processo da aprovação ainda não foi finalizado completamente

Ainda há algumas etapas para que a lei de utilização da porta USB-C por todos os fabricantes de dispositivos portáteis vire uma realidade. Ela ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento e Conselho da União Europeia ainda em 2022, mas isso parece ser mais uma formalidade. O Parlamento Europeu afirmou em comunicado à imprensa de forma clara que a lei entrará em vigor "até o outono de 2024".

Todos os fabricantes terão de utilizar a porta USB-C em seus produtos até 2024

Até "outono de 2024", de acordo com o Parlamento Europeu, todos os fabricantes de dispositivos móveis terão de implementar a porta USB-C ao lançar os produtos no mercado. Os legisladores esperam que no futuro os consumidores não comprem aparelhos semelhantes que vem com carregador na caixa, pois eles já terão um compatível em casa. De acordo com a União Europeia, essa medida pode fazer com que os consumidores europeus economizem cerca de 250 milhões de euros por ano em "compras desnecessárias de carregadores", reduzindo assim cerca de 11 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.

A empresa que mais será impactada com essa lei será, sem dúvidas, a Apple, a única fabricante que ainda utiliza uma conexão proprietária ao invés da USB-C. Dos 241 milhões de iPhones que foram vendidos globalmente em 2021, 56 milhões foram comercializados na Europa e com essa nova legislação, a "maçã" terá de pensar duas vezes antes de desistir deste mercado.