O primeiro celular Android com porta lightning do mundo surgiu! E sim, é funcional! Trata-se de uma brincadeira feita pelo engenheiro Ken Pillonel, o mesmo que fez o 1º iPhone do mundo com uma porta USB-C.

Em seu vídeo demonstrando a porta lightning funcionando em um Samsung Galaxy A51, Ken Pillonel diz que foi um projeto para se divertir e criar balancear o caos, criando um equilíbrio para sua criação anterior (iPhone com USB-C). É interessante ver que a implementação feita no celular Android é totalmente funcional, permitindo que se carregue a bateria e também transmita dados. Além disso, o dia em que o vídeo foi lançado não foi coincidência, pois hoje (1º de abril) é o Dia da Mentira.

Mesmo sendo uma brincadeira, foi necessária uma modificação complexa

Embora tenha sido uma brincadeira relacionada ao mod do iPhone com USB-C e o Dia da Mentira, Ken Pillonel diz que esta modificação do Galaxy A51 para implementar a lightning foi complexa. De acordo com Ken, "[Esta] foi uma modificação complexa que exigiu um pensamento inovador".

Segundo o autor do mod do celular Android com conexão lightning, "Os cabos Lightning vendidos pela Apple não são 'burros'". Ele explica:

Eles só vão carregar aparelhos da Apple. Então eu tive que encontrar uma maneira de enganar o cabo para pensar que estava conectado a um dispositivo da Apple. E a coisa toda precisa caber dentro do telefone, o que é outro desafio em si.

Ken diz que aprendeu algumas coisas com seu projeto anterior (iPhone com USB-C) e isso o ajudou a ter uma base sobre o que fazer com este projeto. Ele fala:

"Foi mais fácil de fazer do que o primeiro iPhone USB-C por dois motivos. A primeira é que estou melhorando nisso porque estou aprendendo coisas novas todos os dias, então espero poder terminar esses mods cada vez mais rápido. A segunda razão é que a qualidade do produto final não chega nem perto do que era para o iPhone."

É uma brincadeira que não se recomenda a ninguém

Por diversão, podemos dizer que o celular Android com porta Lighning equilibra o caos da indústria de smartphones após o iPhone com USB-C
Por diversão, podemos dizer que o celular Android com porta Lighning equilibra o caos da indústria de smartphones após o iPhone com USB-C. (Imagem: Marvel/Reprodução)

É fato que um celular Android com uma porta Ligthing é um downgrande em termos de praticidade e usabilidade. Ken diz:

Não espero que ninguém em sã consciência queira fazer isso com seu dispositivo. Foi por diversão, eu só queria ver se eu poderia fazer isso.

O que achou da brincadeira feita com o smartphone Android? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!