A linha Galaxy S22 é um dos lançamentos mais aguardados neste início de ano. Embora ainda não tenha sido revelada a data para lançamento, os três aparelhos vêm sofrendo com diversos vazamentos. Desta vez, revelaram o suposto visual dos aparelhos, além das especificações técnicas, como tela, câmeras e adaptadores para carregamento. Esses detalhes nos dão uma melhor percepção dos aparelhos, em especial do S22 Ultra, principal flagship da Samsung para os próximos meses.

Linha Galaxy S22 tem design e especificações reveladas

Pelo Twitter, o primeiro detalhe revelado sobre os aparelhos mostra um vídeo com os três dispositivos lado a lado. Da esquerda para a direita, eles são identificados como o Galaxy S22 Ultra, Galaxy S22 Plus e Galaxy S22. Ao que tudo indica, são protótipos que servem apenas para exibir o design desenvolvido pelos engenheiros da Samsung.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que surgem imagens do Galaxy S22, mas condizem com tudo que já foi divulgado até agora. O vídeo foi divulgado inicialmente pela Unbox Therapy, mas foi retirado do ar logo em seguida, só não antes de outros sites realizarem uma cópia do conteúdo. Isso pode indicar que estamos realmente falando de um design oficial.

Design

Como as imagens revelam, a Samsung vai manter o visual bem similar aos modelos de 2021. O Galaxy S22 e S22 Plus ainda contam com as câmeras posicionadas no canto esquerdo da tampa, sendo destacadas sob uma base protuberante e organizadas em um formato parecido ao de um semáforo. A única diferença em relação ao S21 e S21 Plus fica por conta da protuberância de cada lente individualmente, já que agora elas parecem mais saltadas para fora.

O S22 Ultra tem um design diferente, especialmente por organizar mais lentes. Ao todo, são seis orifícios na traseira. Também observamos mudanças nas laterais, tornando o visual bem mais próximo dos modelos da linha Galaxy Note, com um estilo quadrado e bordas simplistas para uma construção premium.

Outro importante detalhe que o Galaxy S22 Ultra vai puxar dos modelos Galaxy Note é o slot embutido na carcaça para alojar a S Pen, acessório da Samsung que permite aprimorar a produtividade para usuários que gostam de escrever ou fazer notas rápidas.

Tela

O vídeo também mostra o lado frontal dos três aparelhos e, em todos eles, encontramos a lente para a câmera frontal inserida no topo do display. Isso pode descartar a ideia de que a Samsung esteja se preparando para lançar o primeiro Galaxy S com câmera escondida na tela. Essa tecnologia já foi estreada pela gigante sul coreana com o lançamento do dobravel Galaxy Z Fold 3 5G, mas deve precisar de um certo amadurecimento para finalmente ser inserido na principal linha de smartphones da marca.

De acordo com os vazamentos mais recentes, o Galaxy S22 "normal" tem uma tela de 6,1 polegadas, o tornando ligeiramente menor que seu antecessor, já que o S21 tem 6,2 polegadas. O S22 Plus tem uma tela de 6,55 polegadas, o que também é menor se comparado ao S21 Plus que tem 6,7 polegadas. Como todos os modelos estão cada vez menores, é possível que o S22 Ultra também sofra com uma diminuição no seu tamanho, chegando a 6,7 polegadas, contra 6,8 polegadas da versão de 2021.

Câmeras

O departamento de câmeras é possivelmente o principal campo a receber inovações a cada ano que passa. Embora ainda não existam detalhes completos sobre a qualidade das fotos, aprimoramento de software ou dos recursos inteligentes, os vazamentos mais recentes sugerem uma câmera principal de 50 MP emparelhada com uma ultrawide e uma telefoto que ainda não tiveram a resolução revelada.

Quanto ao S22 Ultra, uma folha de especificações vazada sugere um conjunto liderado por uma lente principal de 108 MP, aliada de uma ultrawide de 12 MP, uma telefoto de 3x de 10 MP e ainda uma lente periscópica com a mesma resolução de 10 MP. Neste caso, a grande novidade seria a lente ultrawide que não está disponível no Galaxy S21 Ultra.

A lente principal de 108 MP aparece com uma definição chamada "Super Clear Glass", que parece ser uma marca para algum tipo de proteção Gorilla Glass, mas ainda não está claro do que realmente se trata. O leaker Zaryab Khan especula que esta nova lente poderia ser projetada para reduzir a aparência de pequenos pontos brilhantes que podem aparecer em imagens de câmera tiradas à noite, um problema que ficou evidente em testes com o iPhone 12 Pro, por exemplo.

Carregador

Por fim, o último vazamento ficou por conta do leaker Roland Quandt, do site WinFuture, que compartilhou imagens do que parece ser um carregador rápido para o S22 Ultra. Ele tem 45W e tem apenas uma única porta de carregamento USB-C, o que pode indicar uma capacidade de carga aprimorada em relação aos outros modelos já lançados.

O S21 Ultra, por exemplo, conta com suporte a 25W. Entretanto, vale lembrar que a potência de 45W já foi oferecida anteriormente pela Samsung com o lançamento do Note 10 Plus em 2019.

Quando a linha Galaxy S22 será lançada?

No momento, não está claro exatamente quando a linha Galaxy S22 pode finalmente ser anunciada. É importante lembrar que a Samsung lançou a série S21 em meados de janeiro do ano passado, mas o cronograma original sempre ocorreu em fevereiro. Talvez por conta dos problemas contínuos no mercado de suprimentos, o futuro da linha S22 ainda é incerto, podendo atrasar mais do que o comum.

Para novos detalhes sobre o lançamento do Galaxy S22, fique ligado no Oficina da Net!

Fonte: The Verge