Desde novembro do ano passado até abril de 2021 mais de 200 aplicativos Android foram infectados com cavalos de troia (trojan). A informação vem da equipe de pesquisadores do Zimperium zLabs, onde é dito que o malware chamado GriftHorse já infectou mais de 10 milhões de dispositivos Android (celulares e tablets) em cerca de 70 países. Diversos usuários destes aparelhos que foram infectados tiveram seu dinheiro roubado.

Segundo os pesquisadores de segurança cibernética da Zimperium zLabs, foi descoberto uma campanha ilícita de serviços premium globais implementada em diversos aplicativos. De acordo com as informações, os apps infectados foram identificados na Play Store e em lojas de aplicativos de terceiros. Estima-se que os "cibercriminosos" possam ter roubado milhões em pagamentos de assinaturas meses no mundo inteiro.

Malware infecta 10 milhões de celulares Android

Países afetados pelo malware GriftHorse. Fonte: Zimperium
Países afetados pelo malware GriftHorse. Fonte: Zimperium

Como o cavalo de troia afetou celulares e tablets das vítimas

Após a instalação do aplicativo contendo o malware GriftHorse, o cavalo de Tróia obtinha acesso ao número do celular da vítima e utilizava esse dado para fazer o registro em diversos serviços de SMS premium que cobravam mais de 30 euros por mês no plano do telefone. Os pesquisadores da Zimperium zLabs disseram:

"A Zimperium zLabs descobriu recentemente uma campanha agressiva de serviços móveis premium com mais de 10 milhões de vítimas em todo o mundo, e o valor total roubado pode chegar a centenas de milhões de euros."

Como o cavalo de tróia GriftHorse age. Fonte: Zimperium
Como o cavalo de tróia GriftHorse age. Fonte: Zimperium

Lista de todos os aplicativos afetados pelo cavalo de troia GriftHorse

Confira todos os aplicativos Android que foram infectados pelo malware GriftHorse no final do relatório publicado pela Zimperium aqui.