De acordo com a nova proposta da Comissão da União Europeia publicada hoje, a Europa pode passar a exigir que todas as fabricantes de celulares utilizem USB-C em todos os modelos comercializados. O objetivo por trás desta ação é a redução do lixo eletrônico, além de diminuir os "transtornos para o consumidor" causados pela utilização de diferentes carregadores, já que há incompatibilidade entre as conexões utilizadas pelos dispositivos. Além disso, a Comissão ainda deseja que os fabricantes parem de vender carregadores junto com os dispositivos eletrônicos.

Segundo a União Europeia, através de medidas tomadas na indústria, foi possível reduzir o número de carregadores de celulares de 30 para 3 na última década. Uma das principais conexões geram lixo na Europa é a Lightning, desenvolvida pela Apple, que é responsável por 20% das vendas de dispositivos na Europa. Em comunicado, a Comissão diz:

"Os consumidores europeus ficaram frustrados por muito tempo com carregadores incompatíveis amontoando-se em suas gavetas. Demos muito tempo à indústria para apresentar suas próprias soluções, agora é hora de uma ação legislativa para um carregador comum. Esta é uma conquista importante para nossos consumidores e meio ambiente e em linha com nossas ambições verdes e digitais."

Proposta do carregador universal

No ano passado, a Comissão da UE votou pela primeira vez para a utilização de um carregador que fosse universal, comum a todos. Neste momento, a Apple chegou a comunicar que essa proposta "sufocaria a inovação". Ainda hoje a "maçã" ainda insiste que não vale a pena a padronização. Um porta-voz da empresa disse à BBC:

"Continuamos preocupados com o fato de que uma regulamentação estrita que exige apenas um tipo de conector sufoca a inovação em vez de encorajá-la, o que, por sua vez, prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo."

A geração de lixo e o consumismo relacionado aos carregadores na União Europeia

Os países que compõem a União Europeia jogam todos os anos cerca de 12 mil toneladas de carregadores de acordo com o site Bloomberg. Além disso, há um gasto de aproximadamente 2,4 bilhões de euros (US$2,8 bilhões) em carregadores vendidos à parte. A proposta de lei da Comissão da União Europeia ainda está em fase de aprovação e pode entrar em vigor daqui a cerca de 2 anos.