Dias atrás eu estava fazendo uns testes e me deparei com a situação de pessoas afirmando categoricamente que telas de 60Hz consomem menos energia do que telas de 90Hz ou 120Hz, até mesmo as fabricantes já criaram um sistema automatizado que migra de 60 para 90 ou 120 quando necessário. Será que realmente consome mais, e se sim, quanto tempo mais?

Pois bem, eu peguei dois celulares com taxas de atualização maiores que 60Hz para analisar. Um deles é o Realme GT, com taxa de atualização de 120Hz e 4500mAh de bateria, o outro, o Moto G100 com taxa de 90Hz e bateria de 5000mAh. Ambos contam com processadores da linha 800 da Qualcomm.

Como foram os testes?

Eles passaram por uma bateria de testes, cada teste eu fiz duas variações, o primeiro, com duração de 1 hora, logo após o mesmo com duração de 2 horas. Essas duas variações foram utilizando os aparelhos com a maior taxa de frequência de tela, logo após, refiz todos os testes com os dois celulares usando a taxa de 60Hz. A tela ficou em todos os testes sempre ligada, com o máximo do brilho.

Os aparelhos iniciam sempre com 100% da carga, ao final de cada um dos testes, foram recarregados, então, todos os testes iniciam de 100%. Oito testes, repetidos com frequências diferentes para realmente analisar os resultados, demorou, deu trabalho e creio que, todo esse trabalho merece seu like no vídeo, não é mesmo?

Os testes:

  • 1 hora assistindo Youtube;
  • 2 horas assistindo Youtube;
  • 1 hora navegando pela internet;
  • 2 horas navegando pela internet;
  • 1 hora gravando vídeo com a câmera frontal;
  • 2 horas gravando vídeo com a câmera frontal;
  • 1 hora jogando Subway Surfer;
  • 2 horas jogando Subway Surfer;

Primeiro teste: Assistir vídeos no Youtube

O primeiro teste consiste em assistir vídeos no Youtube, primeiro com tempo de duração de uma hora, para depois repetir o teste com duas horas, usando frequência máxima de tela. Feito os testes, repetir a mesma sequência usando frequência de 60Hz nos aparelhos.

Realme GT Moto G100
Frequências 120Hz 60Hz 90Hz 60Hz
Youtube 1 hora 95% 96% 90% 91%
Youtube 2 horas 87% 85% 80% 82%

Resultado:

No primeiro teste em um hora de Youtube tivemos em média 1% a mais em cada aparelho. Isso não se repetiu no teste em duas horas. Os vídeos foram visualizados em fullhd a 60fps. Portanto, a meu ver, nessa situação foi indiferente o consumo de bateria.

Segundo teste: Navegar pela internet

O teste dois consiste em navegar pela internet, mais precisamente no Oficina da Net. Montamos uma página que atualiza por conta e faz scroll na tela com alguns segundos. Então, esse teste é bem consistente, vai navegar por uma centena de páginas aleatoriamente.

Realme GT Moto G100
Frequências 120Hz 60Hz 90Hz 60Hz
Internet 1 hora 91% 90% 89% 90%
Internet 2 horas 80% 84% 77% 79%

Resultado:

O resultado do segundo teste, navegar pela internet, onde a tela ficou muito tempo ligada com pixels brancos, aqueles que mais consomem energia, tivemos no resultado de duas horas mostrando alguma diferença. Navegar pela internet seria a mesma ação que navegar pelas telas do Android, aí fluidez de tela seria bastante perceptível?

Terceiro teste: gravar vídeos

No terceiro teste usamos a câmera frontal do aparelho gravando vídeos. O mesmo processo, primeiro teste uma hora gravando, segundo teste duas horas gravando. Depois repete o mesmo processo usando a frequência de 60Hz.

Realme GT Moto G100
Frequências 120Hz 60Hz 90Hz 60Hz
Internet 1 hora 87% 90% 85% 84%
Internet 2 horas 77% 78% 68% 69%

Resultado:

Gravar vídeo faz diferença ter frequência maior? O resultado novamente mostra inconsistência e ao meu ver, diferença alguma.

Quarto teste: jogos

O quarto teste deixamos rodando o jogo Subway Surfer durante uma hora, logo após duas horas. Teoricamente é nos games que veremos maior diferença, não é?

Realme GT Moto G100
Frequências 120Hz 60Hz 90Hz 60Hz
Games 1 hora 95% 82% 87% 88%
Games 2 horas 85% 83% 74% 75%

Resultado:

Em jogos, acho que seria esse o principal benefício para telas mais fluídas, não? O jogo Subway Surfer é um dos jogos que chega a 120FPS. Novamente não vi praticamente diferença alguma.

Veredicto

O resultado dos meus testes foram inconclusivos, aliás, quem me acompanha no Twitter (um total de 2 pessoas), viu que postei lá já tem mais de 10 dias que estou testando, refazendo os testes e avaliando de diversas formas algo que pudesse me comprovar que gasta mais bateria de fato.

Resultado para mim é que não há forte economia de energia, o que na verdade era algo que eu esperava com base em todos os celulares que já havia testado.

O meu conselho é manter ligado o sistema automático de taxa de atualização. Quando for jogar, o celular vai liberar mais frequência e, em telas paradas ele vai reduzir a taxa para que não precise produzir tantos quadros por segundo.

Fabricantes

Para esse vídeo ter mais envergadura e trazer mais informações, eu perguntei às fabricantes, se utilizar a frequência máxima de tela consome mais energia?

A pergunta foi: Usar frequência acima de 60Hz na tela, 90Hz ou 120Hz gasta mais bateria? Veja o que elas me responderam:

  • Samsung: Os smartphones Galaxy com taxa de atualização acima de 60 Hz contam com recursos de Inteligência Artificial (IA) que analisam os padrões de uso e otimizam o consumo de bateria. Alguns modelos também conseguem adaptar a taxa de atualização de acordo com os aplicativos e conteúdos utilizados.
  • Realme: Sim, mas os aparelhos realme irão alterar a frequência de maneira inteligente baseado no aplicativo em uso. Ou seja, quando você precisar de mais performance num jogo, por exemplo, a frequência aumenta. Mas quando você estiver respondendo a um e-mail, a frequência diminui.
  • Xiaomi: Se alterado a taxa de atualização de tela padrão de 60Hz para uma taxa superior (90Hz ou 120Hz) será consumido mais bateria do smartphone, porém vale ressaltar que com alta taxa de atualização de quadros na tela o usuário terá a máxima fluidez de tela, que significa imagens mais suaves e fluídas durante a utilização.