O Realme 8 começou a receber uma nova atualização que permite o aparelho utilizar o recurso Dynamic RAM Expansion (DRE), que basicamente melhora o desempenho do dispositivo com a expansão virtual da memória RAM usando o armazenamento interno disponível. Além da baita novidade, diga-se de passagem, o update também trouxe correção de alguns bugs que foram sinalizados por usuários do mundo todo e está sendo enviada aos poucos.

Realme 8 agora pode utilizar o recurso de RAM virtual

O recurso de RAM virtual tem se tornado muito comum em dispositivos fabricados na China, como da Realme e da Xiaomi, por exemplo, e pode ser uma alternativa inteligente para quem precisa de mais desempenho em tarefas exigentes. No caso do Realme 8, depois de instalar o update, é possível "adicionar" 2GB, 3GB ou até 5GB de RAM adicional.

O firmware está sendo disponibilizado com o código de referência RMX3085_11.A.19 e após instalado, basta seguir para o caminho Configurações > Sobre o telefone > RAM. Com isso, dentro dessa família, só fica faltando o Realme 8 Pro para receber esse recurso. Até o Realme 8 5G, anunciado no Brasil ontem (24) já conta com o recurso nativamente.

Como o recurso funciona?

De um modo simplificado, o recurso de RAM virtual ou Dynamic RAM Expansion consiste em transformar parte do espaço reservado originalmente para armazenamento interno como memória RAM. É importante ressaltar que o recurso vai funcionar apenas quando a memória não estiver sendo utilizada. Por exemplo, caso todo o espaço interno esteja totalmente preenchido, então não será possível ativar a função de RAM virtual.

O Realme 8 pode adicionar até 5GB de RAM virtual. (Imagem: Oficina da Net)
O Realme 8 pode adicionar até 5GB de RAM virtual. (Imagem: Oficina da Net)

O contrário também é verdade, já que o espaço original para o usuário guardar seus documentos, fotos e outros arquivos é diminuído, então caso não tenha sido utilizado ainda e queria ativar o DRE, é natural que haja menos espaço para utilizar. No caso dos modelos da linha Realme 8, o tamanho máximo permitido é de 5GB adicionais. No caso do X7 Max 5G é possível adicionar até 7GB de RAM.

Outras correções

Além da função de RAM virtual, o update também elimina alguns bugs, otimiza o desempenho do sistema e traz o patch de segurança do Android no Realme 8 até julho de 2021. Confira o changelog completo com a descrição da atualização abaixo;

Sistema

  • Adiciona o recurso de expansão de RAM;
  • Otimiza o desempenho e melhora a estabilidade do sistema;
  • Corrige um problema em que a barra de rolagem às vezes desaparecia no Gerenciador de arquivos.

Fotos

  • Corrige um problema em que a tela pisca quando você gira a tela para ver as fotos tiradas com a tela bloqueada;
  • Corrige um problema em que as imagens recebidas em alguns aplicativos de terceiros não podiam ser editadas;

Segurança