O Mobile World Congress, mais conhecido como MWC, é o maior evento mobile do ano. A ocasião é realizada em apoio de diversas fabricantes do ramo tecnológico, e como é de costume, será palco para o lançamento de diversos dispositivos, desde smartphones, smartwatches e tablets, bem como demonstrações e a popularização das mais novas tendências do mercado.

As empresas costumam concentrar esforços para mostrar suas versões de tecnologia que andam constantemente em desenvolvimento, como suporte de redes 5G, hardware cada vez mais potente, robusto e econômico, serviços e outros aplicativos relacionados a realidade virtual RV, e muito mais.

A realização do MWC 2021 está atrasada há pelo menos três meses, devido ao alto índice de contaminação de Covid-19 na Europa durante esse período em questão. Por conta deste cenário, o evento foi adiado para a última semana de junho.

Quando acontece o MWC 2021?

Entrada da feira na edição de 2019, também realizada em Barcelona. (Imagem: Reprodução / GSMA)
Entrada da feira na edição de 2019, também realizada em Barcelona. (Imagem: Reprodução / GSMA)

Programado originalmente para ocorrer na primeira semana de março, seguindo a tradição de edições anteriores, o MWC 2021 ocorrerá em Barcelona durante os dias 28 de junho a 1 de julho de 2021. A cidade de Barcelona continuará como sede do braço principal da feira ao menos até 2024, em um contrato renovado ainda neste ano.

A GSMA, associação que organiza o MWC, está planejando realizar um evento em que as empresas poderão estar presentes de forma física. Vale lembrar que para isso acontecer, será necessário seguir um protocolo de segurança, como evitar aglomerações de grandes grupos de pessoas, além de promover o uso de máscaras e outros utensílios apropriados. Para cumprir com esses requisitos, é possível que muitas apresentações sejam feitas de forma virtual.

O que será lançado no MWC 2021?

Dificilmente alguém é capaz de afirmar o que será de fato anunciado durante a MWC deste ano. Em qualquer ano normal, haveria uma série de lançamentos de algumas das principais fabricantes de smartphones do mundo, como Sony, Samsung, LG e Nokia, por exemplo. No entanto, devido a atual situação em que o mundo se encontra, não temos certeza de que isso vai acontecer.

A própria realização da MWC ainda anda em passos incertos, já que isso dependerá muito do estado da pandemia, tanto em nível mundial, como também na própria Espanha. Um dos eventos que acabou sendo cancelado por conta da pandemia é a IFA 2021, maior feira de tecnologia da Europa, que neste ano, estava programada para ser realizada em Berlim, na Alemanha.

Agenda da MWC 2021

Em um ano bem anormal, poucas empresas confirmaram presença na MWC deste ano. Devido aos problemas gerados pela pandemia da Covid-19, como a restrição de viagens, por exemplo, empresas como a Xiaomi, Samsung, Lenovo, Google, Facebook e Qualcomm, desistiram da participação presencial para realizar apenas videoconferências durante a feira.

Samsung confirma participação virtual no MWC 2021. (Imagem: Reprodução / Samsung)
Samsung confirma participação virtual no MWC 2021. (Imagem: Reprodução / Samsung)

Outras fabricantes, como Ericsson e Nokia, disseram que sequer participarão do evento. Enquanto a Sony, empresa que marca presença em todas as edições da MWC, deu a entender que pode fazer algum anúncio interessante com participação via internet.

Veja os principais destaques na agenda da MWC 2021:

Lenovo

Início: 23 de junho.
Na sua página oficial, a Lenovo confirmou que terá algo para mostrar e será lançado a partir de 23 de junho, antes mesmo do MWC 2021 começar.

Lenovo também fará sua apresentação de forma virtual. (Imagem: Reprodução / Lenovo)
Lenovo também fará sua apresentação de forma virtual. (Imagem: Reprodução / Lenovo)

Samsung

Início: 28 de junho.
A Samsung também já confirmou que realizará um evento virtual durante a edição da feira deste ano, e sua apresentação terá foco no ecossistema da empresa, sobretudo com a plataforma WearOS.

O sistema operacional desenvolvido pelo Google vai substituir o sistema Tizen da Samsung nos novos smartwatches da linha Galaxy Watch 4, conforme confirmado durante o Google I/O deste ano.

Amazon

Início: 28 de junho.
A apresentação da AWS (Amazon Web Services) durante a MWC 2021, envolverá demonstração interativas sobre o mais recente pensamento estratégico, abordagens inovadoras e casos de uso que estão acelerando os resultados dos negócios tanto para as operadoras de telecomunicações quanto para os consumidores e empresas que dependem de seus serviços digitais.

Contagem regressiva para a participação da Amazon no MWC 2021. (Imagem: Reprodução / AWS)
Contagem regressiva para a participação da Amazon no MWC 2021. (Imagem: Reprodução / AWS)

Haverá também demonstrações experienciais destacando inovações 5G, redes 5G nativas em nuvem e um veículo definido por software. O seu estande se concentra em quatro pilares:

  • Redes
    Orquestrar uma rede segura e escalável definida por software
  • Operações simplificadas
    Transformar e automatizar para o futuro dos negócios
  • Experiência do cliente
    Incendeie seus dados para prever e personalizar cada interação com inteligência artificial
  • Crescimento
    Acelerar a inovação para monetizar a transformação do 5G.


NVIDIA

Início: 28 de junho.
A participação da NVIDIA deve se concentrar em torno do 5G, a nova geração de redes que tem se tornado cada vez mais popular. A empresa deve revelar detalhes sobre suas estratégias para impulsionar a transformação do cenário corporativo e acelerar o crescimento econômico.

Intel

Início: 29 de junho.
A Intel também deve concentrar sua apresentação em torno do 5G. Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo da empresa, descreverá como a transformação da rede e o aumento da borda inteligente estão tendo um profundo impacto na reformulação das indústrias, no aprimoramento das operações de negócios e na entrega de novas ou melhores experiências de negócios.

Juntando-se a ele estão os principais provedores de serviços de comunicação e vários parceiros de ponta que compartilharão como eles estão colaborando com a Intel para colher todos os benefícios do que a Intel vê como as quatro superpotências tecnológicas: nuvem, conectividade alimentada por 5G, IA e a borda inteligente.

Snapchat

Início: 29 de junho.
A desenvolvedora do aplicativo que permitia vomitar arco-íris em 2016, também terá sua participação durante a feira deste ano. A descrição da sua apresentação se apega à "revolução da realidade aumentada".

Jeremi Gorman, diretor de negócios da Snap, fará uma apresentação inspiradora e imersiva da realidade aumentada. É aguardada uma demonstração a partir da visão de 360 graus desta tecnologia e do grande futuro à frente. Assuntos como "preparar a indústria para a revolução da AR", a "arte de projetar experiências AR" e "como alavancar a AR do ponto de vista do comerciante" deverão ser abordados.


Cisco

Início: 29 de junho.
A próxima onda de transformação digital será alimentada pela rede sem fio de próxima geração — 5G e Wi-Fi 6. Essas tecnologias sem fio são uma parte crucial das redes que ligam máquinas e pessoas. O 5G privado, em particular, pode aumentar as redes existentes e fornecer a cobertura necessária, qualidade de serviço e resiliência para aplicações críticas de missão. A participação da Cisco vai explicar como o 5G pode ser complementar ao Wi-Fi 6, criando uma rede maior com a soma perfeita de suas peças.

Como assistir a MWC 2021?

A MWC 2021 não é gratuita e para acompanhar as apresentações destas e de outras fabricantes durante a feira, é necessário investir um valor considerável, independente se você pretende estar presente fisicamente ou de forma virtual.

Durante a pandemia, a MWC 2021 aguarda um público bem menor que o costumeiro. (Imagem: Reprodução / GSMA)
Durante a pandemia, a MWC 2021 aguarda um público bem menor que o costumeiro. (Imagem: Reprodução / GSMA)

Algumas empresas, como a Samsung e Lenovo, por exemplo, confirmaram que transmitirão suas apresentações também em seus respectivos canais no YouTube. Assim que elas liberarem este link, anexaremos nesta matéria para facilitar o acesso.

Nos dias em questão, o Oficina da Net se compromete em ficar atento às novidades que serão repercutidas durante a MWC deste ano e trazer este conteúdo em primeira mão. Então, fique ligado!

Fonte: MWC Barcelona e GSMA