Você é como eu, que compra um smartphone novo e logo sai pesquisando uma Gcam compatível para testar a qualidade das fotos no aplicativo do Google? Pois é exatamente isso que vamos fazer hoje com o Galaxy M21s. O aparelho intermediário da Samsung tem um preço bem legal, girando em torno de R$ 1000 a R$ 1300, tem um conjunto de três câmeras na traseira e uma frontal interessante. Mas será que as fotos feitas com o aplicativo nativo do M21s extrai a melhor qualidade possível do equipamento?

É exatamente isso que nós vamos descobrir agora. Mas antes, meu amigo, já deixa o like aí no vídeo porque eu sei que se a gente não fala, você esquece. Não custa nada pra você! Se é novo aqui, te inscreve no canal que tem muito conteúdo bacana de Gcam e testes de câmera pra você curtir. Beleza?

Cuidado com a segurança

A instalação da Gcam não passa pela Play Store, o que abre uma brecha para você, se não prestar a devida atenção, instalar aplicativos maliciosos em seu aparelho. Portanto, procure sempre ter certeza do que está fazendo.

FICHA TÉCNICA

Você já conhece o Galaxy M21s? Eu imagino que a maioria já, mas caso você tenha visto o nome do aparelho e está à procura de informações dele, aqui vai: O Samsung Galaxy M21s foi lançado em novembro do ano passado. Ele tem processador próprio da Samsung, o Exynos 9611 Octa-core, memória RAM de 4 GB, e armazenamento interno de 64 GB. A bateria é de incríveis 6000 mAh com carregador de 15W.

A tela é de 6.4" com resolução FullHD Plus sAMOLED.

O conjunto de câmeras traseiras é composto por:
Um sensor de 64 MP, (wide), um sensor de 8 MP (ultrawide) e
5 MP (profundidade). Ele faz vídeos: 4K - 30 fps

A câmera frontal é de 32 MP, mas faz vídeos apenas em 1080p30fps

Samsung Galaxy M21s - Veja aqui a ficha técnica completa

GCAM

O que é GCAM, afinal? Para quem não sabe, a Gcam nada mais é que a câmera do Google. Ela vem de forma nativa nos smartphones Google Pixel, porém os internautas e desenvolvedores conseguiram extrair o código do aplicativo para adaptar para a grande maioria dos smartphones da atualidade.

Encontrei uma Gcam compatível com o Galaxy M21 no fórum XDA-Developers. O M21s não tem apk disponível, mas eu baixei e instalei essa do M21 e rodou. Mais uma vez lembro que a instalação desse app não passa pela PlayStore, portanto deve ser autorizada a instalação de aplicativos de terceiros, sob pena de você instalar softwares maliciosos. Mas este fórum é bastante conhecido dos "Gcamlovers" e a gente mesmo já instalou Gcam diversas vezes desse local.

Assim como no teste de Gcam com o Galaxy M51, a Gcam não oferece a opção de utilização da câmera Ultrawide - o que já me deixa um pouco desanimado com o que veremos aqui. O fato de não liberar todos os recursos disponíveis na câmera nativa já é um indicativo de que não vale a pena instalar o app.

OS TESTES

Os testes consistem em nada mais que utilizar a câmera nativa do Galaxy M21s e a Gcam em situações diferentes, explorando as lentes disponíveis e o máximo dos recursos do aparelho. Sendo assim, faremos os seguintes testes:

Câmera frontal:

  • Selfies diurnas
  • Selfies noturnas
  • Modo Retrato
  • Vídeos de dia e de noite

Câmera traseira:

  • Fotos diurnas
  • Fotos noturnas
  • Modo Retrato
  • Vídeo de dia e de noite
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera traseira - foto noturna
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera traseira
Câmera frontal
Câmera frontal
Câmera frontal
Câmera frontal
Câmera frontal
Câmera traseira

Analisando o resultado das fotos, como você pode ver na galeria acima, a Gcam não apresentou grandes melhorias, arrisco a dizer que sequer apresentou melhorias. A qualidade das fotos é bem semelhante, me levando a gostar mais das cores da câmera nativa. O grande diferencial da Gcam, ao meu ver, foi dar mais nitidez nas selfies, dando para ver os poros do meu rosto em algumas fotos. Já nas fotos com a câmera traseira - talvez você não tenha notado, mas a Gcam não ofereceu a lente ultrawide e por isso não há fotos desta lente no comparativo - o resultado de ambos os apps é quase igual, apenas a Gcam trazendo uma coloração mais fria (tons azulados) enquanto a câmera nativa engrandece as cores naturais com tons mais quentes.

Um ponto positivo para a Gcam é que o aplicativo permite fazer vídeos (no comparativo de Gcam do Galaxy M51 não ficou bom), mas assim como nas fotos, não há melhorias que justifiquem você esquecer o app nativo para assumir a Gcam como principal.

Já nas fotos noturnas onde não há fonte de luz próxima, como no exemplo da paisagem, o resultado é tenebroso em ambos os apps. Quando há uma fonte de luz próxima, como nas selfies dentro de casa, o resultado é bom.

CONCLUSÃO

E aí, você tomou a sua decisão? A minha é a seguinte: NÃO VALE A PENA instalar a Gcam no Galaxy M21s, pelo menos não este modelo de Gcam, que sequer foi desenvolvido para o M21s. O resultado das fotos é muito semelhante com pontos extras para a câmera nativa. A Gcam fica para uma próxima oportunidade.

Comente abaixo qual delas você mais curtiu. Não esqueça de compartilhar esse post para mais gente ter acesso a ele. Se você ainda não é inscrito em nosso canal do Youtube, corre lá para se inscrever que temos muitos outros conteúdos relacionados ao seu interesse.

Um abraço e até a próxima.