A linha de smartphones intermediários de alto desempenho, da POCO lembra vagamente o primeiro smartphone da marca, batizado de POCO F1. Enquanto o primeiro dispositivo da marca foi um "flagship killer", entenda como o "matador de topos de linha", chegando ao mercado com preços bem abaixo dos topos da época trazendo o mesmo Snapdragon 845, os dispositivos que foram lançados posteriormente foram em sua maioria dispositivos intermediários mais baratos.

Entendo que a marca mirou na concorrência que vinha conseguindo entregar as mesmas especificações em smartphones também intermediários. O POCO X3, no entanto, foi um dos melhores smartphones intermediários de 2020, oferecendo uma tela com taxa de atualização de 120 Hz, Snapdragon 732G da Qualcomm e um ótimo custo-benefício considerando seu preço.

Agora o POCO X3 Pro parece que vai oferecer uma proposta de valor semelhante e, graças a um varejista online, sabemos basicamente tudo sobre o novo smartphone. A informação veio da Shopee, um varejista online vietnamita, postou listagens que foram compartilhadas no Twitter pelo tipster @chunvn8888.

POCO X3 PRO - Especificações Completas

Os dados não ficaram muito tempo no ar, mas foi o suficiente para capturarmos a imagem que não apenas confirmam o design, mas traz basicamente todas as especificações do novo smartphone e, revelam que, o POCO X3 Pro chegará com processador Snapdragon 860 (esse processador ainda não foi anunciado pela Qualcomm). Então ou estamos diante de uma pegadinha, ou teremos anúncios de relativa importância no mercado de smartphones.

POCO X3 Pro tem todas suas especificações vazadas antes do lançamento
POCO X3 Pro tem todas suas especificações vazadas antes do lançamento

Rumores sobre esse chipset tem circulado a Internet há algumas semanas, mas até agora não estava claro como o chipset se encaixaria na série Snapdragon 800 da Qualcomm. O que é interessante sobre este chipset é que ele parece estar seguindo a tendência definida pelo Snapdragon 870 da Qualcomm.

Para algum contextualizar, costumávamos ver os novos chips principais da série Snapdragon 800 serem lançados uma vez por ano, seguidos por uma revisão "Plus" com overclock do mesmo chip na segunda metade do ano. Este ano, porém, não temos apenas o Snapdragon 888 como o chip de ponta deste ano, mas também temos o Snapdragon 870, que é uma revisão do Snapdragon 865 do ano passado, ainda mais overclokado que o 865+.

De acordo com a imagem publicada na Shopee, o "smartphone POCO X3 Pro chegará com um processador que a Qualcomm ainda não anunciou, o Snapdragon 860". A lista continua detalhando as "informações técnicas" do processador, incluindo o fato de ele ter um CPU Qualcomm Kryo 485 octa-core com freqüência de até 2,96 GHz e um GPU Qualcomm Adreno 640.

Se essas especificações parecem familiares, é porque são bastante semelhantes ao Snapdragon 855 e ao Snapdragon 855+, que equipou a maioria dos smartphones emblemáticos de 2019. Isso sugere que o Qualcomm Snapdragon 860 é uma revisão de 2021 do Snapdragon 855, que foi anunciado pela primeira vez em dezembro de 2018.

Vale lembrar também que o convite para o lançamento do POCO X3 Pro e também o POCO F3 já foi feito e o evento ocorrerá amanhã, ou seria hoje?! Sempre me confundo com o fuso horário, então para ficar mais simples, segue a imagem do convite abaixo, lembrando que o lançameto acontece no Vietnã e deveremos aguardar outros eventos específicos para outros mercados, como de costume).