Lançado em janeiro deste ano, o Xperia Pro carrega a responsabilidade de ter peças internas de fato profissionais, principal diferencial para usuários que necessitam de um equipamento durável e resistente, ao mesmo tempo que oferece produtividade. Para provar a sua qualidade de montagem, o aparelho passou por um desmanche para deixar as suas peças internas à mostra.

O experimento foi realizado e publicado no YouTube pelo canal JerryRigEverything, e em dois vídeos, ele conseguiu colocar a qualidade dos componentes do Xperia Pro a prova. Primeiramente, o youtuber fez um vídeo para mostrar a durabilidade externa, e para isso, ele usou um estilete para riscar o vidro, a lente das câmeras e toda a carcaça do aparelho. Confira o vídeo abaixo;

Depois disso, um segundo vídeo foi publicado logo na sequência, mostrando o aparelho sendo desmontado, o que certifica a qualidade do conteúdo interno do Xperia Pro. Confira o vídeo abaixo;

Leia também:

Qualidade interna do Xperia Pro é testada

Logo no começo do vídeo, o youtuber destaca o preço do aparelho: US$ 2.500 (algo em torno de R$ 14.040 em conversão direta atual). Por esse preço, não só a qualidade interna do aparelho, mas todos os fatores devem ser impecáveis.

O processo de desmontagem fica interessante quando o usuário identifica a presença de parafusos coloridos para prender a placa-mãe. Isso mostra uma grande preocupação para quem precisar realizar uma manutenção interna no futuro, por exemplo, já que as tonalidades dos parafusos são encaixados em determinados lugares da peça. Outro destaque é a presença de um certas placas que protegem a estrutura interna ao resistir a água e poeira, evidentemente uma preocupação da Sony.

Mas talvez o maior destaque do desmanche foi quando o youtuber localizou uma grande placa de resfriamento localizada sob a tela, que infelizmente se quebrou ao ser retirada. Mas isso permitiu testar o quão rápido o líquido consegue evaporar se essa camada for violada. Embora o Xperia Pro não seja um smartphone gamer como um ROG Phone da ASUS ou Legion Phone da Lenovo, o aparelho da Sony parece ter um bom sistema de resfriamento.

Para finalizar, também ficou evidente a presença da antena capta sinal de redes 5G por ondas milimétricas, além das características do conjunto de câmeras, onde ficou claro o sistema de estabilização óptica nos sensores principal e telefoto do módulo.

Ficha técnica Xperia Pro

  • Sistema: Android 10
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 865
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 512 GB
  • Tela - Tipo: OLED
  • Tela - Tamanho: 6.5
  • Tela - Resolução: 3840 x 1644
  • Câmera principal: 12 MP, f/1.7, 24mm (wide), 1/1.7
  • Câm. Selfie: 8 MP, f/2.0, 24mm (wide), 1.12µm
  • Bateria: 4000 mAh
  • Carregador: 21W

Sony Xperia Pro - Veja aqui a ficha técnica completa