Os celulares intermediários constumam ser os melhores para jogar, oferecendo um bom custo benefício entre qualidade gráfica e taxa de quadros.

Já testamos esses dois celulares separados, e agora chegou a hora de colocar um contra o outro. Qual é o melhor intermediário para comprar hoje, Samsung Galaxy A55 ou Xiaomi POCO X6?

ÍNDICE

Especificações técnicas

De um lado, temos o Galaxy A55 com um processador Exynos 1480 fabricado pela Samsung. No outro, o POCO X6, que utiliza um processador Snapdragon 7S Gen 2, fabricado pela Qualcomm.

Em memória RAM, os dois têm 8 GB, mas até o POCO X6 mais barato vem com 256 GB de armazenamento, contra os 128 GB do Galaxy.

O POCO também leva a melhor nas especificações da tela: os dois têm um display AMOLED de 6.6 polegadas com 120 Hz na taxa de atualização, mas as bordas finas e maior resolução dão uma pequena vantagem de nitidez para o celular da Xiaomi.

Preços

Já que estamos tratando de dois lançamentos, os preços ainda estão meio bagunçados: o Galaxy A55 está custando R$ 2.399 enquanto escrevo esse post, o que é um preço que eu jamais pagaria por esse celular. O POCO X6, por outro lado, já encontra-se num valor mais realista - R$ 1.760 na Amazon.

A gente sabe que os celulares da Samsung desvalorizam bastante conforme o ano vai passando, então fique ligado no nosso rastreador de preços para pegar a melhor promoção no dia que você for comprar.

Melhor preço hoje: Galaxy A55👇

Melhor preço hoje: POCO X6👇

Roda Liso - Galaxy A55 vs POCO X6

Asphalt 9

Começamos com o Asphalt 9, um dos jogos que testamos desde o começo do canal Roda Liso. Felizmente, ambos os celulares liberaram a opção de 60 frames e conseguem manter essa performance com 98% de estabilidade.

Já que a corrida é multiplayer, podem ocorrer algumas variações na performance, mas não foi o caso aqui. O desempenho se mantém alto, sem engasgos.

Galaxy A55: 60 FPS - 98% - 4h11 - RODA LISO✅

POCO X6: 59 FPS - 98% - 3h25 -RODA LISO✅

CarX Street

Agora vamos para o jogo que todo mundo ama odiar. O POCO X6 nem sequer deixou o CarX Street ser instalado, então só temos a gameplay no celular da Samsung. Foram 38 frames de média com 83% de estabilidade. Eu geralmente testo com um dos carros iniciais, como o CIVIC amarelo - ele não é rápido e mesmo assim o jogo já dá umas travadas quando precisa renderizar o terreno, então imagine com os carros mais velozes.

A performance do Galaxy A55 é apenas suficiente para conseguir um Selo Roda, mas isso já era esperado nesse jogo.

Galaxy A55: 38 FPS - 83% - 4h11 - ⚠️RODA⚠️

POCO X6: ❌Não instalou❌

Call of Duty Mobile

Vou passar rapidinho pelo COD, já que ambos os celulares foram muito bem nesse jogo, alcançando 60 frames de média com excelente estabilidade. O COD Mobile é um dos jogos mais antigos da nossa lista e também um dos mais jogados. É por isso que ele roda bem em praticamente todos os celulares - as empresas priorizam esse jogo na lista de optimizações.

Selo Roda Liso para os dois intermediários.

Galaxy A55: 60 FPS - 97% - 4h53 - RODA LISO✅

POCO X6: 59 FPS - 99% - 3h37 - RODA LISO✅

Call of Duty Warzone

Já testamos o COD Mobile, que é um jogo bem optimizado e fácil de rodar, e agora chegou a hora do COD Warzone, que é o exato oposto: só os celulares mais potentes do mercado conseguem manter a performance em níveis aceitáveis nos tiroteios desse lançamento.

O Galaxy A55 conseguiu 38 frames de média e o POCO X6 lutou para manter os 32 frames. O importante aqui não é a média, mas sim, a estabilidade: ambos ficaram com 78%. Isso significa que, quando a gente tá de boa, pegando loot dentro dos prédios, a framerate sobe muito, chega perto dos 60. Mas quando o tiroteio começa, a performance fica bem ruim. E eu falo disso para os dois celulares - nenhum deles consegue se salvar aqui no Warzone. A pior parte é que a gente nem tem a opção de diminuir os gráficos, o "médio" já é o mínimo.

Até desbloquearem uma opção com gráficos reduzidos ou optimizarem melhor o jogo, ambos os celulares vão ficar com o "Selo Roda" no Warzone.

Galaxy A55: 38 FPS - 78% - 2h58 -⚠️RODA⚠️

POCO X6: 32 FPS - 78% - 4h41 - ⚠️RODA⚠️

PUBG

Vocês reclamaram que eu tirei o PUBG dos últimos dois Roda Liso, e o motivo disso é que o Android 14 matou o GFX Tools, então a gente não consegue desbloquear os 90 frames nesse jogo. Todo celular que a gente testar vai ficar assim, 40 frames de média, 100% de estabilidade.

Mas tá aí o resultado pra quem quiser sentiu falta do PUBG, os dois celulares só conseguem o Selo Roda sem um programa de terceiros para liberar a taxa de frames.

Galaxy A55: 40 FPS - 100% - 5h33 - ⚠️RODA⚠️

POCO X6: 40 FPS - 100% - 3h48 - ⚠️RODA⚠️

Wild Rift

Outro jogo que vocês pediram e faz tempo que a gente não testa é o Wild Rift, o famoso "celuLOL". A gente parou de testar esse jogo porque todos aparelhos conseguiam atingir 60 quadros, não era muito legal de assistir, mas já faz um tempo que liberaram essa opção de 120 frames, e talvez seja a hora de um MOBA voltar aos nossos testes.

No mapa Howling Abyss, que eu acredito ser o mais pesado já que as lutas nunca terminam e quase sempre todos os bonecos estão na tela, o Galaxy A55 conseguiu 109 frames de média e 94% de estabilidade. Já o POCO X6 também rodou legal, foram 112 frames de média com 97% de estabilidade.

Galaxy A55: 109 FPS - 94% - Desconhecido - 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO X6: 112 FPS - 97% - 4h31 - 💎RODA COMPETITIVO💎

Diablo Immortal

Não que seja ruim jogar Diablo a 30 frames - diferente dos jogos battle royale, esse aqui não é competitivo, então é tranquilo ficar correndo por aí, estourando os demônios com performance em 30 frames.

Com esse desempenho capado, podemos observar melhor os dados de autonomia: 6 horas do Galaxy contra 3h45 do POCO. Nenhum desses celulares tem autonomia boa nos jogos, mas notamos que, de forma geral, o Galaxy A55 aguenta mais tempo de jogatina fora da tomada.

Selo Roda nos dois intermediários aqui no Diablo Immortal.

Galaxy A55: 30 FPS - 100% - 6h12 - ⚠️RODA⚠️

POCO X6: 30 FPS - 98% - 3h45 - ⚠️RODA⚠️

Mortal Kombat

Vocês já sabem que o Mortal Kombat não libera opções gráficas para o usuário configurar - é o próprio jogo que decide. Infelizmente, para o POCO X6, o game decidiu só liberar os 60 quadros, mas pelo menos o celular conseguiu manter essa performance com 100% de estabilidade. Com o Galaxy A55, temos a média de 71 frames, também com estabilidade excelente.

Não tem muito segredo aqui, o celular da Samsung roda as lutas do Mortal Kombat com cerca de 10 frames a mais de média, o suficiente para alcançar um Selo Roda Competitivo. Já o POCO X6 não chegou tão longe e fica com um Selo Roda Liso.

Galaxy A55: 71 FPS - 99% - 3h11 - 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO X6: 60 FPS - 100% - Desconhecido - RODA LISO✅

Genshin Impact

Genshin Impact é um dos títulos mais jogados, então é importante que o celular consiga rodar esse jogo bem. O Galaxy A55 manteve os 45 frames de média com 91% de estabilidade, um dos melhores intermediários para jogar Genshin. Já o POCO X6 não foi tão bem assim, pegou 35 frames de média também com 91% de estabilidade. O processador da Samsung é mais potente que o Snapdragon do POCO, e essa diferença a gente conseguiu notar antes no Mortal Kombat e também agora no Genshin.

Selo Roda Liso para o Galaxy A55 e Selo Roda para o POCO X6.

Galaxy A55: 45 FPS - 91% - 2h45 - RODA LISO✅

POCO X6: 35 FPS - 91% - 2h47 - ⚠️RODA⚠️

Fortnite

Nos outros dois últimos jogos a gente viu o Galaxy A55 saindo na frente, mas no Fortnite, o POCO X6 simplesmente deu um show. O Galaxy A55 ficou preso nos 30 frames de média, com a mínima batendo nos 18 frames. Um péssimo desempenho. Já o POCO X6 stompou o Galaxy, alcançando uma média de 60 frames com a mínima batendo nos 35.

É por isso que a gente testa vários jogos - mesmo tendo um processador mais fraco, o Snapdragon do POCO consegue se sair muito melhor no Fortnite, entregando o dobro de performance.

Galaxy A55: 30 FPS MED - 18 FPS MIN - ⚠️RODA⚠️

POCO X6: 60 FPS MED - 35 FPS MIN - ✅RODA LISO✅

Honkai: Star Rail

Aqui no nosso joguinho anime o celular da Samsung volta a levar a melhor. O Galaxy A55 alcançou 46 frames de média com estabilidade em 91%. Por algum motivo, o POCO X6 se saiu muito mal nesse jogo, alcançando apenas 28 frames de média com 87% de estabilidade. Quem diria que um dos jogos mais pesados na história do Roda Liso ia ser de turno, não é mesmo?

Galaxy A55: 46 FPS - 91% - 2h25 - ✅RODA LISO✅

POCO X6: 28 FPS - 87% - 2h58 - ⚠️RODA⚠️

Tower of Fantasy

Nesse jogo aqui o Galaxy A55 alcançou 52 frames de média e 85% de estabilidade com quase 5 horas de autonomia. O Tower of Fantasy ficou faltando lá no vídeo do POCO X6, mas agora ele está aqui, com 44 frames de média e gloriosa estabilidade de 66%. Assim como no Warzone, o que importa aqui não é a média, mas sim a estabilidade. O POCO ficou com essas micro-travadas durante toda a gameplay.

Eu joguei por bastante tempo, na esperança que esse stuttering diminuísse mas não teve jeito. É muito ruim jogar Tower of Fantasy assim, o FPS vai de 40 para 20, até 12, coisa de milissegundos, mas atrapalha demais.

Galaxy A55: 52 FPS - 85% - 4h53 - ✅RODA LISO✅

POCO X6: 44 FPS - 66% - 3h21 - ⚠️RODA⚠️

Arena Breakout

Vocês pediram bastante pela volta do Arena Breakout e aqui está ele. Mesmo com a diferença nas configurações - o POCO liberando 120 frames e o Galaxy não, na prática, não alterou em nada o resultado de performance. Ambos os celulares conseguiram 59 frames de média, com 98% de estabilidade.

O desempenho foi bom nos dois aparelhos, só encontramos algumas travadas durante o tiroteio, mas esses momentos são raros no jogo. Diferente de COD e outros battle royale, o Arena Breakout foca mais no realismo e gerenciamento de recursos. Você vai escutando os passos dos outros jogadores, procurando um jeito de vencer sem tomar tiro e também sem gastar muita munição. Bem legal esse jogo.

Galaxy A55: 58 FPS - 98% - 6h05 - ✅RODA LISO✅

POCO X6: 59 FPS - 98% - 4h31 - ✅RODA LISO✅

Farlight 84

Mais um Battle Royale, e esse aqui talvez seja o mais bem optimizado de todos eles. O Galaxy A55 conseguiu 91 frames de média no Farlight, com estabilidade em 86%. O POCO X6 teve um resultado parecido, mas 67 frames de média com 86% de estabilidade. Mesmo com um desempenho bom, nesse jogo aqui eu recomendo não usar a taxa de quadros no extremo. Ele fica com umas pequenas travadas em ambos os celulares, então é melhor jogar com gráficos piores, buscando uma estabilidade melhor.

Galaxy A55: 91 FPS 86% - 2h11- 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO X6: 67 FPS - 86% - 4h58 -💎RODA COMPETITIVO💎

Teste de Temperatura e autonomia

No quesito temperatura e autonomia, a gente testa jogando uma hora de COD Mobile nos dois aparelhos. O Galaxy A55 aqueceu até o máximo de 38 Cº e perdeu 16% de bateria. Já o POCO X6 aqueceu até os 36 Cº e perdeu 15% de bateria. Ou seja, existe pouca diferença de temperatura e autonomia entre esses dois celulares jogando COD Mobile no modo multiplayer.

Samsung Galaxy A55 Xiaomi POCO X6
Temperatura Inicial 26 ºC 26 ºC
Temperatura Final 38 ºC 35 ºC
Bateria drenada 16% 15%

Conclusão

Depois de todos os testes, qual é o melhor intermediário? Com o preço que os dois estão agora, com certeza eu escolheria o POCO X6, já que a diferença de valor é mais de 600 reais e ele acompanha o Galaxy em desempenho na maioria dos jogos. Mas a tendência é que o preço do Galaxy A55 desça até o valor que o POCO X6 está agora - próximo dos R$ 1.700. Quando isso acontecer, mesmo assim vai ser difícil escolher, já que ambos celulares têm pontos positivos e negativos, como tela, carregador, construção externa, dentre outros.

Clique aqui para a análise completa que eu fiz do Galaxy A55. Já a do POCO X6 ainda está à caminho, então fique ligado aqui no site e no canal Oficina da Net no YouTube para não ficar de fora.