Durante toda a era dos smartphones, as fabricantes têm sido cada vez mais criativas em apresentar soluções que permitem resolver os problemas associados à câmera frontal. Antigamente, esse recurso ficava posicionado na borda superior do telefone, mas para aproveitar mais da tela do aparelho, as fabricantes precisaram elaborar formas de inserir a câmera direto na tela, mas sem perder espaço do display.

Já vimos entalhe em formato de gota d'água, formato de pílula, recorte minúsculo, e até lente flip. A mais recente solução que ainda está sendo aprimorada se trata da lente sob o display, ficando totalmente escondida, mas agora, a Oppo apresenta a sua ideia completamente nova com o objetivo de aumentar a qualidade das imagens e não de aproveitar melhor o espaço frontal.

De acordo com o LetsGoDigital, a empresa solicitou e recebeu uma patente sobre um mecanismo de lente frontal deslizante, o que permitirá ao usuário tirar selfies de diferentes ângulos. Por meio de um motor especial, a câmera pode se movimentar da esquerda para a direita e vice-versa.

A câmera será fixada em uma posição padrão, até ser acionado. (Imagem: LetsGoDigital)
A câmera será fixada em uma posição padrão, até ser acionado. (Imagem: LetsGoDigital)

Leia também:

Como funciona?

Enquanto a câmera não estiver sendo utilizada, ela automaticamente ficará fixada em posição padrão, e somente quando acionada, o usuário poderá movê-la para a posição desejada. Consequentemente, ao mover a câmera, o usuário poderá obter um melhor ângulo para as suas fotografias. Se isso é realmente prático e funcional, só o tempo dirá.

Além disso, a documentação fala sobre a possibilidade de contar com um design semelhante na câmera traseira, o que pode ser muito interessante para fotos panorâmicas. Imagine tirar uma foto dessa sem precisar mover a câmera com as suas mãos, apenas aguardando o processo ser feito de forma automática!

Ao que tudo indica, a Oppo deve aproveitar esse recurso para lançar em algum modelo da sua linha Reno, série que já conta com criativas formas de exibição da câmera, como o Reno 2 que usa uma câmera retrátil em forma de barbatana de tubarão.

Via