Antes de mais nada, vale lembrar de que apesar da LG ter mostrado sua TV que se expande e, usa essa tecnologia para trazer smartphone com o mesmo recurso, de aumentar sua tela, é necessário mencionar que vimos o LG Rollable somente em vídeo.

Já a Oppo, trouxe o Oppo X 2021, com o mesmíssimo recurso funcionando em vídeos nas últimas semanas, este por sua vez possui apenas 5 protótipos funcionais, mas mostram mais do que a LG.

Embora a Oppo tenha mostrado seu dispositivo, a LG segue seu projeto e agora está registrando patentes para o modelo com uma segunda tela presente no dispositivo, desta vez, na parte traseira do smartphone, junto ao conjunto de câmeras.

Que fique claro, o modelo da LG não dobra e sim se desenrola ou se expande. Sua aparição foi durante o evento da LG na CES 2021, há relatos de que a empresa irá lançar este dispositivo até o final deste ano (mas ainda estamos em fevereiro).

LG Rollable - Patente mostra tela secundária para captura de selfies.
LG Rollable - Patente mostra tela secundária para captura de selfies.

Muitas patentes da LG mostram a funcionalidade desse dispositivo. Além disso, a patente mais recente da LG mostra como o smartphone irá capturar selfies. Bem, o smartphone não possui câmera frontal, a LG então projetou este dispositivo de forma que a câmera traseira também pode ser a câmera selfie. Vimos esse padrão em muitos smartphones com tela dupla no mercado. Para a LG, a única maneira de conseguir isso é adicionar uma pequena tela na parte traseira do dispositivo.

A patente do design revelando essa decisão foi publicada no CNIPA (Escritório Nacional de Propriedade Intelectual da China) em 12 de fevereiro. A patente do design também mostra que a LG instalará a maioria das funções externas, incluindo botões, alto-falantes e microfones no lado esquerdo do smartphone, provavelmente para abrir espaço para a tela expansível.

De acordo com relatórios anteriores, o LG Rollable virá com bordas muito finas e uma tela de cantos arredondados. O tamanho original da tela pode ficar até 40% maior, até maior do que muitos tablets. Este dispositivo usa um sistema de trilhos para tornar o processo de deslizamento mais suave. Na parte de trás do dispositivo, temos uma configuração de câmera tripla.

Segundo relatos, Samsung, TCL e outras empresas também estão estudando dispositivos semelhantes. No entanto, esta tecnologia é bastante complexa e pode demorar algum tempo até que chegue ao mercado. No entanto, há especulações de que a Samsung irá lançar um telefone rollable também este ano.

É importante observar que se trata apenas de uma patente. Como acontece com todas as patentes, não há garantia de que esse dispositivo algum dia chegará ao mercado. Na verdade, a maioria das patentes nunca sai da gaveta, portanto, podemos apenas torcer para que a LG tenha sucesso nesta empreitada. É ainda mais difícil esperar que o LG Rollable chegue ao mercado, principalmente depois dos rumores de que a LG vai sair do mercado de smartphones.