Já faz tempo que não vemos nada de novo vindo da BlackBerry, empresa que se tornou muito conhecida durante a chegada dos primeiros smartphones. Mas apesar de seus dias de glória serem coisa do passado, a empresa está se preparando para anunciar um novo celular com suporte a 5G e o nostálgico teclado físico presente nos modelos tradicionais da empresa.

As primeiras especulações começaram a aparecer no final do ano passado, mas agora, a empresa finalmente confirmou que de fato está produzindo um novo smartphone e que pretende anunciá-lo ainda esse ano. Peter Franklin, CEO da OnwardMobility, empresa que comanda a BlackBerry atualmente, disse que a empresa já tinha interesses em produzir e lançar o seu modelo de smartphone para a geração atual, e esse é um marco importante para a companhia, já que é o primeiro celular lançado por essa nova administração.

Leia também:

BlackBerry nos últimos anos

Desde o seu primeiro smartphone em 2008, a BlackBerry conseguiu conquistar muitos fãs, o que fez continuar na vitrine do mercado internacional por muitos anos, mas que por um momento ou outro sumia do páreo.

Durante esse tempo, a empresa trocou de administração, quando em 2016, a TCL comprou os direitos da BlackBerry para anunciar novos dispositivos. Essa parceria durou pouco, lançando apenas quatro modelos que rodavam o sistema operacional Android e que também carregavam o teclado físico clássico da empresa. Tais modelos foram o BlackBerry KeyOne, o BlackBerry Motion, o BlackBerry Key2 e BlackBerry Key2 LE, anunciado em agosto de 2018, finalizando a união com a TCL em 2020, e considerando a morte da BlackBerry de uma vez por todas no ramo de smartphones.

Contudo, a empresa Onward Mobility assumiu a companhia e pretende agora anunciar o seu primeiro smartphone com suporte a 5G e teclado físico embutido. Embora não haja uma data oficial para o lançamento, a expectativa é que este seja anunciado ainda este ano, e se ele será o único fruto dessa parceria, ou se é um novo começo para uma longa trajetória da BlackBerry, só o tempo dirá.

Via