Nesta manhã de terça-feira (9), dois aparelhos apareceram no banco de dados da Anatel recebendo homologação. Ambos são da fabricante brasileira Positivo, mas de forma curiosa, um único certificado foi utilizado para os dois smartphones, o que levanta um grande mistério no ar.

Na documentação liberada pelo órgão regulador do Brasil, temos as informações de dois números de modelo: S509 4G e S518. O primeiro deles se refere ao Twist 2 Fit 4G, um modelo que já existe no mercado, mas que recebeu um upgrade para suporte a redes 4G, como o seu próprio nome sugere. Já o S518 ninguém sabe do que se trata. Com isso, talvez você se pergunte: não será dois números de modelo para um mesmo dispositivo? A resposta é não, pois de acordo com o certificado da Anatel, os aparelhos têm capas diferentes, películas diferentes e até as baterias não são iguais.

O certificado exibe dois códigos de modelo: S509 4G e S518. (Imagem: Anatel)
O certificado exibe dois códigos de modelo: S509 4G e S518. (Imagem: Anatel)

Leia também:

O que esperar do Twist 2 Fit 4G?

Aparentemente, nada mudou nesse novo smartphone, a não ser a chegada do 4G. O modelo original contava apenas com suporte a conexão de redes 3G e LTE. A ficha técnica do aparelho, como é de se esperar, é bem básica, sendo alimentada pelo processador MediaTek MT6580M, 512 MB de memória RAM e 8GB para armazenamento interno, com suporte a expansão via cartão microSD de até 32GB.

Embora seja simples, o aparelho conta com uma câmera frontal de 5 megapixels sendo inserido ao lado de um flash LED na borda superior da tela, e na parte traseira, a mesma configuração também é encontrada, com outra lente de 5 megapixels acompanhada de outro flash LED. A tela do aparelho possui 5 polegadas a uma resolução de 854x480, e sua bateria é de 2.000 mAh, a mesma de seu modelo antecessor.

Outra diferença esperada está no sistema operacional de fábrica, que no modelo original roda o Android 8 Go Edition, e pode ser que no modelo 4G receba pelo menos a versão do Android 10. Após a certificação da Anatel, o lançamento oficial da Positivo deve acontecer em breve.