A HMD finalmente começou a liberar a atualização do Android 11 para o Nokia 8.3 5G, após o adiamento da liberação, que estava programada inicialmente para até o fim de 2020, mas devido a diversos fatores só está disponível a partir de agora. Esse smartphone é um dos principais aparelhos que a empresa possui, muito por conta do suporte a acesso de redes da quinta geração.

O upgrade ainda conta com o patch de segurança de janeiro, e tem um tamanho total de 1,89 GB para download e está sendo lançado pelos usuários via OTA, isto é, em fases, e pode ser que demore um pouco para que todos recebam a atualização. De qualquer forma, o cronograma da empresa diz que todos os modelos disponíveis para o público receberão a atualização até este domingo, dia 7 de fevereiro.

Leia também:

Quais sãos as novidades?

O Nokia 8.3 5G é um dos smartphones que faz parte do programa Android One, isto significa que ele recebe o Android 11 e todas as suas novidades.

As principais características do upgrade mostram um 5G ainda mais otimizado, sendo possível utilizar uma nova API para medir a velocidade e qualidade da rede conectada. Outro recurso que também foi otimizado se trata de um decodificador de vídeo que trabalha em baixa latência, tornando o pós-processamento gráfico de lado durante as exibições, e funciona basicamente como um modo game otimizado para vídeo e streaming.

Funções relacionadas a mensagens, como bolhas de bate papo também foram incluídos, assim como recursos de melhoria para câmera, conectividade, gravação de vídeos e controle de mídia. Uma novidade bem interessante é a chegada do Android Auto, um recurso que permite o compartilhamento por proximidade, sem necessitar de internet.

Via