No fim do ano passado tivemos alguns rumores ventilados na internet que diziam que a Sony estaria novamente desenvolvendo modelos de smartphones compactos, isto é, telefones de corpo reduzido que há muito fizeram sucesso no catálogo de vendas da empresa. Confirmando esses supostos rumores, o famoso informante OnLeaks divulgou imagens revelando um novo Xperia Compact, com tela de 5,5 polegadas.

De acordo com as informações, esse novo modelo teria dimensões de 140 x 68,9 x 8,9 mm, resultando num tamanho menor que o Xperia XZ2 Compact que possui 5,7 polegadas. Pelo que parece, a Sony quer oferecer esse novo smartphone como uma alternativa ao iPhone 12 Mini, lançado pela Apple em novembro do ano passado. O maior diferencial entres os dois modelos, é que o dispositivo da Sony vem para atender os usuários que utilizam o sistema operacional Android.

Todavia, não conseguimos afirmar que essa seja uma boa aposta da Sony, já que a procura por smartphones com tela grande tem aumentado cada vez mais, dado pelo motivo que as pessoas estão consumindo vídeos, filmes e séries direto da tela do smartphone e uma tela grande tem sido ideal para isso. Isso fica evidente no número de vendas do iPhone 12 Mini em comparação com os outros modelos de sua série. Segundo relatórios, dos quatro modelos lançados pela Apple, o iPhone 12 Mini foi o menos procurado, correspondendo a apenas 6% das vendas.

Detalhes do Xperia Compact

Xperia Compact exibe duas câmeras traseiras e bordas largas na parte frontal. (Imagem: OnLeaks/Voice)
Xperia Compact exibe duas câmeras traseiras e bordas largas na parte frontal. (Imagem: OnLeaks/Voice)

As imagens mostram um smartphone com bordas grossas nas laterais e na porção inferior, design bem comum nos modelos da Sony. Ainda sobre a parte frontal, o Xperia Compact deve carregar uma tela de 5,5 polegadas com um pequeno entalhe em formato de gota d'água no topo do display para abrigar a câmera frontal.

Xperia Compact em exibição por diversos ângulos. (Imagem: OnLeaks/Voice)
Xperia Compact em exibição por diversos ângulos. (Imagem: OnLeaks/Voice)

A configuração da câmera na parte traseira é formada por apenas duas lentes, e indicam se tratar de um sensor primário de 13 megapixels. Em volta do corpo do dispositivo temos alguns outros detalhes confirmados, como o conector P2 para fones de ouvido, recurso que tem desaparecido aos poucos do mercado atual, além de encontrar o controle de volume e o sensor de impressões digitais mantido sob o botão liga/desliga.

Embora nenhuma informação confirme sua possível configuração interna, o Xperia Compact deve ser alimentado pelo chip Snapdragon 775, e seu lançamento deve acontecer em algum momento de 2021, assim como indicavam os rumores do fim do ano passado.